1)ROAD MOVIE COM PAISAGENS DESLUMBRANTES DA BÓSNIA HERZEGOVINA E DA CROÁCIA
O filme é um verdadeiro convite para uma viagem pelas paisagens deslumbrantes e bucólicas dos Balcãs. Com sua fotografia, o road movie bósnio nos transporta para cenários únicos, que vão desde cachoeiras cristalinas e montanhas imponentes até estradas sinuosas que cortam o coração do Leste Europeu. À medida que os protagonistas fogem em busca de liberdade criativa, o espectador é imerso em um contraste fascinante entre a beleza natural e os desafios da jornada.
2)ROMANCE COM PITADAS DE AVENTURA
No coração da trama está o romance entre um jornalista francês exilado e uma jovem aspirante a artista. Eles deixam Sarajevo com os bolsos cheios de dinheiro de um assalto a banco e em meio a paisagens deslumbrantes do interior da Bósnia e às águas cristalinas do mar da Croácia, eles enfrentam desafios imprevisíveis, sem saber se encontrarão a tão sonhada independência ou se a aventura os levará para outra jornada.
3) PRIMEIRO LONGA DIRIGIDO PELA CINEASTA EMINA KUJUNDZIC
Embora nascida em 1980 no Cairo, Emina Kujundzic viveu a maior parte da vida na Bósnia e Herzegovina e se formou em pintura pela Academia de Belas Artes de Sarajevo. Em 2003, começou a trabalhar para o laboratório multimídia pro.ba em Sarajevo como figurinista e cenógrafa nos filmes “My Aunt in Sarajevo” de Goran Kapetanović, “Nothing but the Wind” de Timur Makarević, “A Good Day’s Work” de Martin Turk, “A Ballad” de Aida Begić.
A PERFECT LOVE STORY é seu primeiro longa-metragem. A cineasta comenta que pretende levantar questões simultâneas, mas universais com o seu filme de estreia. “O amor pode sobreviver a mensagens pós-modernas e idiossincráticas, seguidas por uma evolução emocional analítica e filosófica? Como alguém pode estar contente enquanto está ciente e informado? Como ganhar e manter o reconhecimento e a aprovação do outro? Alguém pode sobreviver à realidade contemporânea da Bósnia e Herzegovina evitando lidar com seu passado; como salvar o dia, mas planejar o futuro e, mais importante, como amar e ser amado?”
4) FILME DENTRO DO FILME: METANARRATIVA
A PERFECT LOVE STORY começa com o breve encontro entre uma jovem cineasta (Sadžida Tulić) e um produtor (Srđan Vuletić), que questiona o roteiro que ela pretende filmar e faz comentários misóginos sobre o futuro projeto. A partir daí, o longa se torna a aventura dessa jovem diretora tentando fazer seu primeiro longa.
O filme, que passou pelo Festival de Sarajevo, é dirigido pela cineasta Emina Kujundzic, cuja experiência com direção de arte e figurino vão ao encontro da trajetória de sua personagem, e, não por acaso, os comentários do produtor devem ter sido ouvidos inúmeras vezes pela própria Kujundzic. O elenco é formado por Enisa Njemčević e Victor Bessière, artista francês, que tem uma forte ligação com o Brasil, país em que morou por 4 anos.
Enquanto A PERFECT LOVE STORY avança, a metanarrativa volta à cena com a entrada de duas profissionais da equipe de filmagem (Lana Ball e Emma Jaay), mais interessadas na reação do público do que no filme que está sendo feito. E, assim, Kujundzic questiona não só as diferenças sociais, étnicas, culturais, mas, também, o papel do cinema no mundo contemporâneo.
5) O FILME É UM EXPERIMENTO HONESTO DE PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA
O filme é um verdadeiro exemplo do poder da colaboração e da paixão pelo cinema. Realizado de forma independente, a produção foi financiada por meio de crowdfunding e doações privadas provenientes da Bósnia e Herzegovina e da Croácia. A diretora buscou capturar e revelar a vibrante cena underground da Bósnia, mostrando um outro lado da cultura local.
Emina conta que “esse mundo onde o filme se passa não é completamente desprovido de beleza como mostrado na fotografia de Almir Đikoli, que destaca as pequenas maravilhas da vida de forma natural, e na trilha sonora inspiradora e eclética de Sloven Anzulović. O elenco de atores pouco conhecidos, a maioria não profissionais, também se encaixa perfeitamente, tornando este um experimento honesto de produção cinematográfica”, escreveu Marko Stojiljković, no site CineEuropa.