Indicado ao Oscar 2024, o documentário 20 Dias em Mariupol mostra um grupo de jornalistas que ficou presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa, onde eles lutaram para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito. A primeira diferença dessa produção em relação a outras relacionadas ao tema é a de que a ela não está interessada em mostrar o contexto histórico do conflito ou em como outros países ajudaram sua nação; o foco aqui é nas pessoas que então no fogo cruzado, para mostrar a realidade nua e crua da guerra e todo o desespero envolvido, doa o quanto doer, seja quão brutal for. A câmera não para um segundo de registrar as atrocidades cometidas pelos soldados russos contra os cíveis ucranianos, residentes da cidade.

Vemos no documentário vinte dias de tensão que não diminuem, só aumentam, onde um trabalho jornalístico é desenvolvido de modo imparcial. As gravações do diretor e cinegrafista Mstyslav Chernov beiram a indiferença, e mostram corpos e famílias destruídas pelos bombardeios e tiroteios a todo momento, não dando respiro ao espectador.
Óbitos de homens, mulheres e crianças são apresentados sem cerimônia, mostrando como cruel é a guerra e como ela é indiferente a dor das famílias. Todas as cenas apresentadas tem uma narração em off, que surge com a função de mostrar a importância de sabermos a verdade e a importância da profissão de jornalismo, além de servir como válvula de escape para o diretor, que está arriscando sua vida e tudo que tem em prol de revelar os bastidores de um conflito cruel e sanguinário na região.

O documentário aposta numa narrativa episódica, que com o tempo pode, para alguns, se tornar repetitiva. Afim de quebrar essa dinâmica no terço final do filme a produção intercala os momentos vistos com declarações do governo russo, que dizem que a narrativa apresentada pela Ucrânia, de que a Rússia está atacando hospitais e civis não passa de manipulação e fake news, o que dá um respiro a produção e consegue deixar o espectador mais indignado com Vladimir Putin.
20 Dias em Mariupol é um show de horrores doloroso de ser visto, mas que se revela necessário e importante, principalmente, para entendermos a situação dos civis ucranianos em meio a um dos conflitos mais sangrentos da história.