qui, 28 março 2024

Crítica | A Garota Radiante

Publicidade

Filmes que abordam a Segunda Guerra Mundial se aproveitam deste cenário por ser uma insecável fonte de histórias. É um período que é marcado nas nossas mentes mesmo antes de termos estudado nas aulas da escola, isso porque é um momento que nunca será desnecessário ser lembrado, sempre sendo importante mostrar aquilo que foi perdido. Em A Garota Radiante repetimos essa abordagem, só que com pequenas diferenças.

Na trama, acompanhamos Irène, uma jovem judia que mora em Paris nos anos 40 que tem um sonho de se tornar atriz. Ao longo do filme vemos a evolução de suas relações em diversos pontos de sua vida, desde amigos e familiares até uma certa resistência em compreender a situação em que se encontra.

Aí está um dos pontos que dá ao filme uma abordagem intrigante e um pouco subversiva. A narrativa não nos apresenta nada da dor que está prestes a acontecer, o público já conhece a história e sabe a inevitabilidade do que está por vir. Assim, a obra nos entrega uma narrativa aconchegante de descobertas na vida de Irène, e durante alguns momentos, é presenciado mudanças na vida da jovem.

Publicidade

A ambientação da diretora estreante Sandrine Kiberlain é charmosa e imprecisa para assim trazer o conforto que a sua história quer passar. Kiberlain cria uma Paris com figurinos neutros e uma trilha sonora com batidas mais modernas, assim o espectador cria uma conexão maior com os dramas de Irène, deixando seu mundo mais próximo de nós e não numa época de quase 80 anos atrás.

A Garota Radiante é um filme sensível que trata um tema que nunca vai deixar de ser necessário. Irène é uma representação de muitas jovens que eram amadas e cheias de sonhos que durante a invasão nazista perderam seu direito de existir. A resistência da jovem e a sutileza de sua vida anterior a tudo cria uma mensagem muito poderosa de validar sua existência além das coisas ruins que aconteceram com ela, que ela merece além de existir, viver. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

The Last of Us | Pedro Pascal já gravou todas as suas cenas da 2ª temporada; Confira!

Segundo informações do Comicbook, o ator Pedro Pascal, que co-protagoniza...

Top Gun 3 | Produtor confirma que sequência já tem história definida; Confira!

Em entrevista ao Screen Rant, o produtor Jerry Bruckheimer revelou...

Uma nova viagem ao País das Maravilhas

Prestes a completar 160 anos, o clássico da literatura...

Crítica | Godzilla e Kong: O Novo Império

Quando estamos tratando de Godzilla e toda sua mitologia,...

Bridgerton | Confira o novo teaser da série!

O novo teaser da terceira temporada de Bridgerton acabou de...
Filmes que abordam a Segunda Guerra Mundial se aproveitam deste cenário por ser uma insecável fonte de histórias. É um período que é marcado nas nossas mentes mesmo antes de termos estudado nas aulas da escola, isso porque é um momento que nunca será...Crítica | A Garota Radiante