dom, 26 outubro 2025

Crítica | A Garota Silenciosa

Publicidade

No coração de um jardim botânico em uma cidade universitária medieval da Alemanha ergue-se um majestoso gingko. Testemunha silenciosa, ele acompanhou por mais de um século os discretos ritmos de transformação de três vidas humanas. Em 2020, um neurocientista de Hong Kong, dedicado a estudar a mente dos bebês, inicia um experimento inesperado com a antiga árvore. Em 1972, uma jovem estudante é profundamente marcada pelo simples gesto de observar um gerânio e se conectar a ele. Em 1908, a primeira aluna mulher da universidade descobre, pelas lentes de uma câmera fotográfica, padrões sagrados do universo escondido nas plantas mais simples

O longa lembra bastante o recente “A Besta” nessa ideia de contar três histórias de linhas temporais diferentes e conectá-las com um único tema. Até mesmo o conceito de frieza é parecido aqui, com a sugestão de pessoas tentando criar laços entre si. A diferença é a natureza aqui, o tema central de todo o filme e a conexão que ela vai substituir em meio ao vazio existencial.

Amiga Silenciosa é lindamente filmado, com diversos planos que engrandecem essa natureza tão exigida ao longo do filme. Os planos detalhes, as diferenças e o cuidado das texturas ao longo de cada linha temporal é de uma atenção gigante. O conceito de contemplativo é amplamente explorado aqui, com algumas situações envolvendo até mesmo o interpretativo ou fantasioso, dentro do limite.

Publicidade

O principal problema fica por conta de um vazio que permeia não só a falta de conexão com alguns personagens, mas o incompleto de sua narrativa. A falta de uma história mais redonda acaba incomodando e tirando o impacto que o filme tenta aplicar. Ainda mais se tratando de um longa de 2h30 de duração.

Ele acaba ainda tirando muito pouco de atores tão talentosos envolvidos no projeto, tal qual Tony Leung e Lèa Seydoux. O texto oferecido para ambos destaca a fragilidade de uma narrativa perdida na proposta que quer aplicar, ficando apenas interessante na parte visual.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Casa de Dinamite

Casa de Dinamite acompanha as investigações norte-americanas perante a...

Crítica | Recife Assombrado 2: A Maldição de Branca Dias

Em Recife Assombrado 2: A Maldição de Branca Dias,...

Crítica | O Elixir

Uma família tailandesa desarmoniosa resolve fazer um experimento para...

Crítica | Ninguém Quer (2ª temporada)

Em tempos de romances instantâneos e crises de identidade...

Wicked: Parte II | Cinemark é parceira oficial de evento em SP; Confira!

São Paulo será palco da primeira sessão mundial de...
No coração de um jardim botânico em uma cidade universitária medieval da Alemanha ergue-se um majestoso gingko. Testemunha silenciosa, ele acompanhou por mais de um século os discretos ritmos de transformação de três vidas humanas. Em 2020, um neurocientista de Hong Kong, dedicado a...Crítica | A Garota Silenciosa