qua, 17 setembro 2025

Crítica | A Longa Marcha: Caminhe ou Morra

Publicidade

‘A Longa Marcha’ é o novo projeto de Francis Lawrence, diretor estadunidense conhecido por dirigir quatro filmes da franquia ‘Jogos Vorazes’, ‘Eu Sou a Lenda’ (2007) e ‘Constantine’ (2005). Baseado em um livro de Stephen King lançado em 1979 com o mesmo título, o filme tem no elenco Cooper Hoffman – conhecido por seu papel em ‘Licorice Pizza’ (2021) e filho do ator Philip Seymour Hoffman – além de David Jonsson, conhecido pelo último filme da franquia Alien, ‘Alien: Romulus’ (2024).

Em um Estados Unidos pós-guerra, Ray Garraty (interpretado por Cooper Hoffman) e outros jovens participam de uma competição que precisa caminhar sem parar até sobrar apenas um, com o vencedor tendo direito a riquezas eternas e o desejo que quiser.

O cinema de Francis Lawrence já é conhecido por como ele trata as dificuldades humanas e aproveita histórias com grandes metáforas sobre o sistema político dos respectivos universos dos personagens e em filmar, com certa grandeza, como os seus personagens enfrentam esse sistema. No seu mais novo projeto, o que chama a atenção logo de cara é a frieza, não existe nenhum medo ou receio em impactar, para mostrar justamente como aquela história é cruel e aquele ambiente daquela estrada entre os dois tanques é um inferno, ao mesmo tempo que é a salvação daquele que sobrar por último.

Créditos: Paris Filmes/Lionsgate

Acredito que, dentro dessa proposta mais crua, foi um acerto em cheio a escolha criativa do filme ser realmente como se fosse uma conversa direta entre o público e os personagens enquanto eles caminham. Muitos diretores escolheriam fazer um filme com muitos flashbacks, por exemplo. Com os personagens contando cada um suas respectivas histórias de vida e logo em seguida cortaria para algum flashback da vida do personagem, mas Lawrence aposta justamente nessa ligação direta. Acho até que determinadas passagens poderiam ser em um plano-longo, ou seja, sem cortes dentro da mesma cena, apenas com a câmera enquadrando os dois ou quatro personagens enquanto estão caminhando e conversando, para realmente causar um impacto pessoal com quem assiste, mais do que já tem.

Publicidade

Um destaque muito especial para o elenco como um todo, pois como a unidade estilística do filme era ser mais direta e com muitos planos que seriam apenas de diálogos, a interação entre os atores seria muito relevante para manter a trama. A relação entre os “mosqueteiros” Cooper Hoffman e David Jonsson acaba elevando o patamar do filme porque todas as trocas deles em cena servem para todos os aspectos principais que o diretor quer: desenvolver a história dos personagens, introduzir a tensão nos momentos-chave e servir de alívio cômico quando precisa. Os personagens secundários como Olson (interpretado por Ben Wang), Stebbins (interpretado por Garrett Wareing) e Art Baker (interpretado por Tut Nyuot) acabam participando das cenas de maneira muito eficiente e mesmo nessa ideia mais “simples” de como filmar a obra, todos têm o seu valor na narrativa, principalmente emocionalmente.

‘A Longa Marcha’ cumpre bem o seu papel, oferecendo uma experiência intensa e imersiva, que une a crueza da narrativa à força das performances do elenco. Embora alguns momentos mais lentos possam prejudicar o ritmo, o filme consegue, de forma geral, manter o espectador envolvido e refletindo sobre as escolhas e consequências enfrentadas pelos personagens.

Publicidade

Publicidade

Destaque

A Grande Inundação | Filme sul-coreano ganha APAVORANTE teaser oficial; Assista!

A Netflix revelou o primeiro teaser da ficção-científica A...

Crítica | A Grande Viagem da Sua Vida

A tentativa de resgatar filmes mais ligados em uma...

Recife Assombrado 2 | Vitória Strada é destaque em novo cartaz oficial; Confira!

Recife Assombrado 2 ganhou um novo cartaz oficial. Assista: Recife Assombrado...

Juntos Para Sempre | Confira o trailer do filme!

A Universal Pictures divulgou o primeiro trailer de “Juntos Para Sempre” (A Dog’s...
Rui Filho
Rui Filhohttp://estacaonerd.com
Recifense, cinéfilo e estudante de Cinema desde 2020, graduando em Publicidade e Propaganda. Apaixonado por arte, amante dos esportes, curioso sobre tudo e sempre em busca de algo novo para assistir.
‘A Longa Marcha’ é o novo projeto de Francis Lawrence, diretor estadunidense conhecido por dirigir quatro filmes da franquia ‘Jogos Vorazes’, ‘Eu Sou a Lenda’ (2007) e ‘Constantine’ (2005). Baseado em um livro de Stephen King lançado em 1979 com o mesmo título, o...Crítica | A Longa Marcha: Caminhe ou Morra