Crítica | A Todo Vapor

O Brasil é um dos países com a cultura mais diversificada do mundo e este multiculturalismo pode ser percebido nas produções voltadas para o cinema e para a TV. Para engrandecer ainda mais este cenário, conheça a série A Todo Vapor, produção steampunk brasileira e independente que está disponível Amazon Prime Video para mostrar a literatura (e nossa cultura) de um jeito que você nunca viu.

Foto: Amazon Prime / Divulgação

A série A Todo Vapor é baseada na série de livros intitulada Brasiliana Steampunk. Os livros mesclam a estética steampunk com personagens clássicos da literatura brasileira e a trama se passa no Brasil pós abolicionista, em meados das primeiras décadas de 1900. A série acompanha dois detetives paulistanos, Juca Pirama e Capitu Machado, que investigam uma série de crimes em uma trama cheia de suspense e fantasia. Se essa ideia não te deixou instigado a assistir essa história, saiba apenas que a proposta é executada com maestria e vale cada segundo do seu tempo (a série é curta é tem 8 episódios, com 20 minutos de duração cada).

Os fãs do universo Brasiliana Steampunk devem ficar extasiados com os detalhes que temos na série. Para quem não conhece, essa é uma ótima oportunidade de conferir mais do trabalho de Enéias Tavares (autor dos livros e roteirista da série). As referências a nossa literatura estão espalhadas por todos os cantos dos cenários e deve alegrar os caçadores de easter eggs. Mas calma, não é só de eggs e nostalgia que a série vive, ela também agrada pelo seu roteiro, que ao contrário do convencional não está para ali para entregar tudo mastigado sobre a trama. O espectador precisa, junto com os investigadores, reunir as peças do quebra cabeça que a série vai mostrando para compreender a trama. Algumas falas e momentos podem parecer sem sentido em um primeiro momento, mas não se engane. Tudo no fim tudo fará sentido. O texto escrito por Enéias Tavares é fantástico! A direção de Felipe Reis, que também atua na produção, é ousada e com competência consegue fazer o espectador imergir na aventura da dupla protagonista. O diretor consegue em suas cenas usar elementos místicos e suspense, de modo orgânico e bastante crível para o universo criado. Outro destaque são os figurinos e a estética visual que a série conseguiu criar, nem parece que a série estamos vendo uma série independente e de baixo orçamento.

Foto: Amazon Prime / Divulgação

Porém a série é de baixo orçamento. A parte técnica referente ao som, possui altos e baixos. Em algumas cenas a trilha sonora é encaixada perfeitamente e acrescentam bastante ao que vemos, porém em outras os sons não estão bem sincronizados, mas nada muito grave. Grave mesmo são as cenas de luta que, infelizmente, não convencem. Numa cena por exemplo, um personagem caí antes de levar um soco. Os efeitos especiais também destoam dos cenários e nos fazem lembrar que essa obra é feita com muito esforço. No fim esses detalhes não arruínam a obra, mas podem incomodar. As atuações são boas, no geral. Alguns atores nos primeiros episódios parecem estar travados e pouco a vontade em cena, mas com o tempo todos conseguem dar vida aos personagens com naturalidade.

Foto: Amazon Prime / Divulgação

A Todo Vapor é uma série nacional independente, instigante e que mostra que mesmo com pouco, dá pra se fazer muito. Construindo um universo fantástico e envolvente a série agrada. Fique atento para a cena pós crédito, e que venha a segunda temporada.

NOTA
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios.

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Me Chame Pelo Seu Nome | Armie Hammer fala sobre sequência

O diretor de Me Chame Pelo Seu Nome, Luca Guadagnino, já falou da sua vontade de fazer uma sequência, dizendo: “Acredito que vou acabar...

A Lenda de Candyman | Longa ganha nova data de estreia; Confira!

A Lenda de Candyman ganhou nova data para chegar aos cinemas. O filme de Nia DaCosta será lançado em 27 de agosto do próximo...

O Homem nas Trevas 2 | Sequência de terror ganha data de estreia; Confira!

A Sony Pictures revelou a data de estreia de O Homem nas Trevas 2. O longa será lançado nos cinemas no dia 13 de agosto...
[undefined]