Um jovem de 17 anos descobre que sua namorada está morrendo, então ele se propõe a dar a ela uma vida inteira, no último ano de vida dela. Estreia no Amazon Prime, A Vida em Um Ano. Um longa no mesmo estilo de A Culpa é das Estrelas que tem em seu elenco principal os seus maiores destaques. Preparem os lencinhos.
Daryn (Jaden Smith) é um adolescente que tem tudo na vida: atleta, bom aluno, um Range Rover, uma casa gigantesca, uma vaga quase garantida para Harvard e, por ser interpretado pelo filho de Will Smith, ele é um exímio rapper. Mas a vida não é feita só de coisas boas, o pai dele rege sua vida com punho de ferro. Quando consegue uma folga das obrigações impostas pelo pai, o garoto vai a um show, e por meio de uma série de situações divertidamente idiotas, ele conhece Isabelle (Cara Delevingne) e se apaixona. Felizes para sempre, certo? Daqui inicia nossa jornada por conhecer o casal e os personagens. Isabelle é a face do sarcasmo e Delevingne (Esquadrão Suicida) consegue encantar. Smith (Depois da Terra) contraponto interessante a personagem de Delevingne. Um casal interessante, em especial por conseguirmos conhecer a personalidade de cada um e as razões de eles serem como são. Essa construção dos personagens é um acerto do roteiro escrito por Will Matthews (Rick & Steve) e Jeffrey Addiss (I’m the Same) que consegue dar profundidade ao que vemos e sentimos.
Se a construção dos personagens e o ponto forte da trama, os clichês do gênero são o ponto fraco, o longa está repleto de situações bem clichês, tais como: drama familiar, comédia, tragédia, romance, um jantar estranho com os pais… E outras situações que não irei detalhar. As situações clichês não prejudicam tanto a obra, mas impedem de o filme ser melhor do que é. Mitja Okorn (Planeta Singli) usa bem a cartilha de clichês e tem algumas tomadas inspiradas. A passagem de tempo na trama não fica claro: não sabemos se o que vemos são dias ou meses sendo retratados, algo que pode incomodar pois algumas situações podem parecer exageradas pelo pouco tempo. Afinal, o longa retrata um ano na vida desses jovens. O texto peca por forçar um pouco a barra, como se quisesse que o espectador se emocionasse a todo o custo, não sendo necessário esse esforço, já que a situação e o carisma dos personagens colabora bastante para isso.
A Vida Em Um Ano é um drama adolescente, no qual já sabemos o final e no filme só vemos o caminho escolhido pelos idealizadores do projeto para contar essa história. Com um bom casal protagonista e repleto de clichês, o longa deve agradar bastantes aos fãs de obras como A Culpa é das Estrelas e Como Eu Era Antes de Você.