dom, 22 dezembro 2024

Crítica | A Vida Mentirosa dos Adultos

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Os fãs de Elena Ferrante foram presenteados com duas versões de tela particularmente maravilhosas, mas muito diferentes, de seu trabalho nos últimos dois anos, do elegante filme de Maggie Gyllenhaal, A Filha Perdida (2021) a My Brilliant Friend, que continua sendo um das mais impressionantes adaptações literárias dos últimos tempos. A nova minissérie italiana da Netflix, A Vida Mentirosa dos Adultos (2022) assume o romance de Ferrante sobre a maioridade e, embora mantenha uma boa companhia, isso também significa que tem muito a provar. Com exceção de algumas peculiaridades estilísticas que não parecem pertencer aos seis episódios que compõem a série. 

Há uma sensação no momento de que, se você der a um romance de Elena Ferrante o espaço adequado, obterá uma exploração diferenciada da identidade feminina – mais especificamente a construção social da construção da mulher, com suas expectativas e responsabilidades – com fundamentos da história italiana, cultura e geografia que são tão estratificadas quanto o conhecimento e o interesse que você traz para eles.

A Vida Mentirosa dos Adultos é um drama psicológico de época em italiano ambientado na Nápoles dos anos 90. A série centra-se na adolescente Giovanna (uma estreia extremamente impressionante de Giordana Marengo). A jovem está entediada e inquieta. Seus pais são lindos e glamorosos acadêmicos de esquerda, enquanto ela se sente desajustada. Suas notas são baixas, ela tem pouco interesse em nada além de ler romances. Para piorar todas as paranoias que se passa na cabeça de uma adolescente, ela se preocupa por está ficando feia, depois de ter ouvido seu pai, Andrea, expressando preocupação de que ela está começando a se parecer com sua misteriosa tia Vittoria, uma mulher evidentemente ausente de sua aconchegante vida familiar. Enquanto Giovanna está tão cheia de apatia adolescente que começa a série como um encolher de ombros que mal fala, Vittoria desperta seu interesse e a coloca em uma aventura que explodirá sua vida estável como ela a conhece.

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Valeria Golino se diverte criando a personagem Vittoria, esta que é a irmã afastada de Andrea e ainda mora em Vomero, um bairro suburbano no alto das colinas acima de Nápoles, onde cresceram juntos, do lado “errado dos trilhos”.  Andrea decide que, se sua filha está tão curiosa sobre a tia, eles devem se encontrar. A realidade dela deveria ser mais um impedimento do que a ideia dela. Andrea pode ter melhorado sua situação – embora Giovanna se irrite com o que ela vê como o socialismo de champanhe de seus pais -, mas Vittoria é terrena e rude e não tem ares ou graças. As tensões de classe crepitam e efervescem. Ela é orgulhosamente grosseira e altamente tensa. Ela guarda rancor e culpa o irmão por todos os infortúnios de sua vida. Ela fuma, xinga, ameaça as pessoas em sua órbita com uma faca. Ela é o caos na terra.

Vittoria é tudo o que seus pais não são e Giovanna não pode deixar de ser pega de surpresa e hipnotizada por uma mulher que fuma como uma chaminé, fala sem rodeios sobre suas aventuras eróticas e ainda é devotamente religiosa. Vittoria não tem nada, mas parece cheia de vida. Os pais de Giovanna têm tudo, mas vivem em uma bolha sem alma. Vittoria diz que a vida de Andrea é uma mentira. Andrea diz que a vida de Vitória é uma mentira. E, a princípio, não sabemos que os dois estão certos, mas Giovanna tem que descobrir isso por si mesma, cometendo um erro após o outro ao longo do caminho.

Compreensivelmente, Giovanna fica encantada com a outra realidade vivenciada pela tia, depois sente repulsa e depois fica encantada novamente. Este é um lado de Nápoles que ela não conhece – a área degradada e podre onde Vittoria mora. Um lugar  totalmente desconhecido, mas as pessoas também são uma revelação para ela. Existem alguns contrastes nítidos entre a vida de seus pais, com seus apartamentos forrados de livros e conversas intelectuais à mesa de jantar, e o mundo barulhento e tátil, “como Nápoles, mas outro planeta”, onde Vittoria vive. É emocionante e assustador, e Giovanna não resiste. Existem hipocrisias em todos os lugares, porém, essas logo começam a vir à tona.

Como sempre, Ferrante tem uma visão impecável da complexa psicologia feminina e as tentativas de autodescoberta de Giovanna, ao experimentar e descartar várias identidades, são dolorosamente familiares e universais, mesmo que o cenário napolitano não seja. Ela pega emprestado os insultos da sua tia e os usa como seus, o que é engraçado e irritante, mas também serve a um propósito, principalmente quando se trata das abordagens persistentes de meninos de sua idade. Ela se afasta da segurança de seus amigos de infância e explora territórios mais perigosos, em uma velha vespa surrada. Sua própria família se desfaz e ela tenta encontrar uma nova. Ela deve descobrir se realmente é como sua tia, e o faz tomando uma série de decisões que seriam inexplicáveis ​​e imperdoáveis, se não fosse o fato de ser uma adolescente.

Como uma série, isso tudo tem uma sensibilidade mais palpável do que o refinamento cinematográfico elegante de My Brilliant Friend, mas combina com sua energia. É necessário que seja impetuoso e ocasionalmente malcriado. Às vezes, ele se aproxima um pouco demais de sua antipatia – repete linhas poéticas de narração, adicionando uma reverberação ecoante, como se inserisse um refrão fantasmagórico; a trilha sonora muitas vezes troveja sem muita graça; e tem um motivo recorrente de breves momentos tocados ao contrário, o que oferece mais estilo do que substância. Há um argumento, porém, de que isso se encaixa na insolência adolescente de mascar chiclete que o atravessa. 

Giovanna costuma ser irritante, mas todo mundo nessa série é, então não procure conclusões fáceis quando a série mergulha em debates sobre catolicismo ou marxismo. É uma tapeçaria de “ismos” e, por mais que Giovanna queira que os binários façam sentido – que a riqueza se alinhe com a felicidade, que a carnalidade se alinhe com o conhecimento, que o intelecto se alinhe com a compreensão – esse é o desejo de uma garota, e ela tem aprender que a vida adulta envolve muita mentira. E ainda mais falando em mentir. Uma série sobre mentiras. Tantas conversa sobre mentirosos, mentirosos que mentem e as razões mentirosas de suas mentiras

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A série traz uma jornada de autodescobrimento da protagonista, que passa a ter uma vida completamente diferente da que tinha apenas através do contato com os pais. Ao lado de Vittoria, ela conhece mais sobre sua família, as histórias que levaram seus pais a se afastarem do restante dos familiares, e a como viver a vida enfrentando todos os seus percalços, uma vez que a trama conta que beleza não está na aparência física, mas sim no coração.

Giordana Marengo faz sua estreia no papel de Giovanna. Juntando-se a ela estão Alessandro Preziosi (Medici) e Pina Turco (The Vice of Hope) como os pais de Giovanna, Andrea e Nella, Valeria Golino (Rain Man) como Tia Vittoria bem como Adriano Pantaleo (Carlo & Malik) como Rosario. Além disso, outros membros do elenco incluem Rossella Gamba como Angela, Azzurra Mennella como Ida, Raffaella Rea como Costanza, Biagio Forestieri como Mariano, Susy Del Giudice como Margherita, Giuseppe Brunetti como Corrado, Maria Vera Ratti como Giuliana, Gianluca Spagnoli como Tonino e Giovanni Buselli como Roberto.

A Vida Mentirosa dos Adultos já se encontra completa na Netflix.

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