qua, 1 maio 2024

Crítica | Arnold

Publicidade

Em Arnold, série documental da Netflix dividida em três partes, é narrada a incrível jornada de Arnold Schwarzenegger, desde sua cidade natal na Áustria até alcançar o topo do sonho americano.

Que Arnold Schwarzenegger é um dos nomes mais conhecidos da cultura pop dos últimos anos, isso é fato. Sua história de vida, que pode ser considerada por alguns como algo trivial, é uma montanha-russa de batalhas e conquistas que faz qualquer fã ficar surpreso pelo quanto o fisiculturista austríaco conseguiu após se entregar de corpo e alma ao esporte, à arte e, em seguida, à política. A série documental Arnold, dividida em 3 capítulos que contam exatamente cada etapa da vida do artista, ostenta belos registros, além de coletar interessantes depoimentos sobre a modalidade esportiva que levou Schwarzenegger ao estrelato, além de curiosidades sobre seus filmes de maior sucesso e sua investida no governo estadunidense.

No primeiro episódio, denominado “Atleta”, é mostrado com detalhes, e até com a condução do próprio Schwarzenegger (que dá as caras em diversas ocasiões no documentário como condutor da própria história), a infância traumática do astro em Thal, na Áustria, onde sofreu por ter um pai extremista e pouco apoio da família, até se deparar com filmes estrelados por atores fisiculturistas e ler revistas norte-americanas sobre o assunto. Ao longo do segmento, a diretora Lesley Chilcott preza pelo dinamismo e detalhes quanto a história do astro, sem fazer com que a projeção sofra nas mãos do didático e repetitivo. Há um louvável equilíbrio entre apresentação de fatos, depoimentos descontraídos e até mesmo representações dramáticas de acontecimentos na vida de Arnold, como o início do seu treino, sua conquista de Mr. Universe em 1967, e sua ida para os Estados Unidos da América.

Publicidade
Imagem: Netflix/Reprodução

Já no segundo episódio, “Ator”, é mostrado o início da investida de Arnold na sétima arte, começando por produções desastrosas como “Hércules em Nova York” (1969), até de destacar em “Stay Hungry” (1976), que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Revelação, e o documentário “O Homem dos Músculos de Aço” (1977), que fez barulho no Festival de Cannes. Logo em seguida, todo o foco desse ótimo episódio é centrado na produções oitentistas que fortaleceram ainda mais a carreira de ator do até então inexpressivo e de poucas palavras Arnold Schwarzenegger, como “Conan: O Bárbaro”, “O Exterminador do Futuro” e “Comando Para Matar”. O segmento ainda conta com interessantes depoimentos de ninguém menos que James Cameron, Linda Hamilton e Jamie Lee Curtis, que destacam o trabalho de Arnold no dois primeiros “Exterminador do Futuro” e “True Lies”, de Cameron, contanto também curiosidades dos bastidores. Mas, o ponto mais chamativo deste episódio talvez seja o depoimento do seu grande “rival”, Sylvester Stallone, que destaca, com bom humor, a disputa entre os dois maiores astros da ação da década de 80.

Por último, temos o episódio “Americano“, cujo o título já diz que o segmento irá tratar do processo de “americanização” do astro. Destacando, sem delongas, a investida de Schwarzenegger na política estadunidense, o episódio funciona por deixar de lado pretensões patrióticas e focar na apresentação dos fatos, funcionando também como um desfecho sincero para a minissérie documental.

Arnold” tinha tudo para ser um mero retrato pretensioso e egocêntrico da vida do maior astro do cinema de ação das últimas décadas, mas, graças a uma condução eficiente, pesquisas e apresentações bem decididas e ótimos registros e depoimentos, a produção documental da Netflix acaba sendo divertida e curiosa ao mesmo tempo.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | O Véu

Conhece heroínas chamadas Portia ou Imogen? O que elas...

Senna | Netflix divulgar teaser de sua minissérie sobre Ayrton Senna

A Netflix acaba de divulgar o primeiro teaser de Senna, minissérie original...

Critíca | Tales of Kenzera: ZAU

Tales of Kenzera: ZAU é um jogo do gênero...

Confira o trailer oficial de ‘Assassino por Acaso’, estrelado por Glen Powell

A Diamond Films divulgou nesta segunda-feira, 29, o trailer...

Crítica | City Hunter

Em City Hunter, o brilhante e malandro detetive particular...
Em Arnold, série documental da Netflix dividida em três partes, é narrada a incrível jornada de Arnold Schwarzenegger, desde sua cidade natal na Áustria até alcançar o topo do sonho americano. Que Arnold Schwarzenegger é um dos nomes mais conhecidos da cultura pop dos últimos...Crítica | Arnold