Crítica | Betaal

Os zumbis estão de volta a Netflix, não estou falando de The Walking Dead, mas sim da nova minissérie indiana Betaal, com quatro capítulos a primeira temporada busca misturar sua própria história, folclore e terror numa crítica social que quase se perde na sua ousada proposta.

A história se desenrola numa vila remota se torna palco de uma batalha sem fôlego quando antigos zumbis são despertados. Com a polícia indiana lutando contra o exército de mortos-vivos, os infelizes aldeões estão presos em um conflito horrível à beira do seu lugar. O roteiro acerta em algumas decisões e erra de modo infantil em outras, fazendo a obra ter um ritmo irregular. O primeiro episódio é de longe o melhor, pois quanto mais se adentra na história, mas confusa ela fica. regras são criadas e desfeitas em prol de sangue e sustos baratos. Os próprios “zumbis” do exército inglês são uma fusão estranha: Misture o visual de Gollum (Senhor dos Anéis) + Vampiros + Espíritos demoníacos e temos a composição de monstro mais bizarra dos últimos 5 anos, essas criaturas a princípio funcionam pois não conhecemos elas, mas com o passar do tempo e o detalhamento do mito invés de ficarem mais assustadoras elas ficam sem sentido e até sem graça. A trama poderia funcionar melhor num filme ao invés de série, talvez por querer alongar a história a obra se perca no seu objetivo.

O roteiro não desenvolve quase nenhum dos personagens, e pra piorar os transforma em pessoas que não questionam nada e são facilmente manipulados (um personagem assim é aceitável, dois ainda vai, mas o elenco inteiro?!). Os sobreviventes estão lá para serem mortos de modos sanguinários e entregam diálogos expositivos que não empolgam em nada. A direção até inova em algumas tomadas em primeira pessoa (tanto dos heróis, como das criaturas) mas repete tanto a utilização desses estilo, que com o tempo acabam cansando e fazem a trama perder força.


Betaal apresenta potencial, mas acaba se perdendo no seu mar de invenções. Com um final em aberto para uma possível segunda temporada, talvez seja melhorar enterrar esses demônios, vampiros, zumbis ou o que lá deabos sejam as criaturas que vimos nessa série indiana.

NOTA
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS