sáb, 19 abril 2025

Crítica | Câncer com Ascendente em Virgem

Publicidade

Câncer com Ascendente em Virgem é uma comédia dramática nacional dirigida por Rosane Svartman (Tainá: A Origem) com base na história real de Clélia Bessa (autora do livro Estou com câncer, e daí?) que lutou contra um câncer de mama. Na produção, uma professora de matemática e influencer educacional, que gosta sempre de ter tudo sob o mais absoluto controle recebe o diagnóstico de câncer de mama, e deverá aceitar que a vida nem sempre sai conforme planejado.

O roteiro escrito pelo quarteto Suzana Pires, Rosane Svartman, Martha Mendonça (As Filhas de Eva) e Pedro Reinato (Desabafo de um Professor) toca em um assunto delicado com bastante realismo e delicadeza. O dia a dia da protagonista, vivida por Suzana Pires, é apresentado de modo dinâmico e serve para mostrar as relações que a protagonista possui e como essas relações e ela serão afetadas pela doença. Desde do diagnóstico, o roteiro trata as situações de modo realista e sem usar uma ótica de pena sobre a personagem. A doença aqui é usada como ponto de partida para uma jornada de autodescoberta e emociona em diversos momentos.

O texto é tocante, sensível e honesto, não tendo meias palavras para falar sobre o câncer de mama. Mas além de tratar sobre a doença a produção consegue tratar sobre temas como: autoestima, a vida amorosa e maternidade com maestria. O humor surge em diversos momentos de modo muito natural e sem exageros. A direção Svartman é sabia em dar espaço e tempo para que seu talentoso elenco brilhe em diversas cenas, destaque para a que conta com a família cantando uma “canção de ninar” e a da live, que são simples, mas poderosas.

Publicidade

Fabiana Karla (De Repente, Miss), Marieta Severo (A Grande Família), Nathalia Costa (Os Farofeiros), Carla Cristina Cardoso (Os Suburbanos) estão maravilhosas em cena e a dinâmica entre elas é sublime. Destaque para a jovem Nathalia Costa que atua como gente grande ao lado da sempre impecável Marieta Severo. Mas é inegável que a dona do filme é de Suzana Pires (Casa Grande). A atriz tem uma verdade cênica que em diversos momentos fará o espectador chorar com seus desabafos, rir com sua sagacidade, vibrar com suas vitórias e ficar triste com seus momentos tristes. Uma atuação digna de prêmios!

Câncer com Ascendente em Virgem é um filme poderoso e muito sincero em sua mensagem central. Uma produção afetuosa como o abraço de quem a gente ama e que serve como lembrete de que devemos celebrar a vida. Imperdível!

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | G20

Um dos mais importantes encontros governamentais do mundo é...

The Rock poderá ter participação impactante no maior evento da WWE no ano

Especulações indicam que The Rock pode fazer uma aparição...

Crítica | Nas Terras Perdidas

É um filme que mescla muito bem essa integração...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Câncer com Ascendente em Virgem é uma comédia dramática nacional dirigida por Rosane Svartman (Tainá: A Origem) com base na história real de Clélia Bessa (autora do livro Estou com câncer, e daí?) que lutou contra um câncer de mama. Na produção, uma professora...Crítica | Câncer com Ascendente em Virgem