Publicidade
Publicidade
Início Críticas Crítica | Carcereiros – O Filme

    Crítica | Carcereiros – O Filme

    Publicidade

    Inspirado no livro de mesmo título, escrito por Drauzio Varella, o filme é uma adaptação que segue o sucesso da série, que já possui duas temporadas. A série Carcereiros foi produzida pela Globo, em 2016, e dirigida por José Eduardo Belmonte.

    O longa começa mostrando a rotina do carcereiro Adriano,(interpretado por Rodrigo Lombardi), e seus parceiros de trabalho numa penitenciária de São Paulo. Em seus primeiros minutos ja percebemos a relação de respeito do protagonista com os presos, e assim temos uma boa apresentação dos personagens para quem não conhece a série. A história começa a se desenrolar de fato, a partir da prisão de um jovem terrorista, (interpretado por Kaysar Dadour), que passará a noite sendo vigiado no presídio que é comandado por Adriano. Os boatos de ter um gringo terrorista, acusado de ter colocado uma bomba em uma escola, deixa os outros presos revoltados, que inclusive ameaçam começar uma rebelião e matar o recém chegado.


    Carcereiros, não mede esforços para disfarçar ou deixar nas entrelinhas, o controle que os presos possuem, principalmente os criminosos da ala “colarinho branco”. O roteiro acerta em construir os personagens e a trama mas peca pelo seu exagero em alguns momentos. Exagero no sotaque usado de forma exagerada, exagero nas repetidas vezes em que um dos carcereiros é utilizado como refém, tudo isso tira um pouco do brilho da obra. As cenas de ação, também sentimos vemos o exagero presente, mas dessa vez de forma bem executada.


    O destaque nas atuações do filme é de Romulo Braga, que daá vida ao personagem Juarez, líder da principal facção criminosa. Sua atuação é estável, e consegue trazer o tom ameaçador para a obra. Uma de suas melhores cenas é a de negociação com os mercenários. Outro destaque do filme, vai para direção de arte no figurino, tudo muito detalhado e remete bem a realidade dos presídios. A fotografia aqui é muito escura e prejudica um pouco no entendimento do que acontece em cena, embora ajude na imersão e no desenvolvimento da tensão. Mesmo com um belo trabalho de som e mixagem, o longa sofre com uma trilha sonora fraca e repetitiva.

    Carcereiros – O Filme é um longa-metragem que surpreende em suas reviravoltas e possui boas cenas de ação, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre alguns problemas reais do nosso sistema carcerário. Objetivo, com bom roteiro e expansivo, é o tipo de filme que os amantes de adrenalina e uma boa ação irão gostar.

    Publicidade
    Publicidade
    Sair da versão mobile