dom, 13 julho 2025

Crítica | Com Unhas e Dentes

Publicidade

Entre todos os subgêneros do terror um dos mais ricos é o focado em zumbis. Geralmente suas tramas exploram o medo do desconhecido, da perca da humanidade e o cenário apocalíptico da situação. Para aumentar a lista de filmes sobre o tema, chega à Netflix a produção tailandesa Com Unhas e Dentes. A produção mostra a vida de um rapaz que sonhava em viver uma tranquila vida com sua esposa. Os planos vão por água abaixo, porém, quando um surto zumbi começa no hospital onde sua amada trabalha. Assim, o protagonista precisará enfrentar uma horda de mortos-vivos para salvar a vida de sua amada.

O grande diferencial da produção em relação a outras do gênero é a inusitada mistura entre terror e ação. Aqui o protagonista não enfrenta a ameaça com armas de fogo ou espadas, ele resolve tudo na mão, na pancadaria. O roteiro escrito pela dupla Nut Nualpang (Brave) e Vathanyu Ingkawiwat (Tomb Watcher) cria uma Bangkok assolada por pela pobreza e que funciona como ambientação para o que virá. Os motivos de como o surto começou, são revelados no primeiro ato e fogem da cartilha do gênero, que geralmente já inserem o espectador no inferno sem contar a origem da situação caótica.

Se por um lado, a produção ganha pontos pela ambientação o mesmo não se pode dizer sobre os apelos emocionais relacionados aos personagens, eles existem mas só vem a se intensificar no fim do terceiro ato. Essa demora faz com que demoremos a nos importar com os personagens e com isso eles perdem importância. A direção para suprir essa “falha” opta por investir seu tempo nas cenas de ação, que são muito bem coreografadas, mas é apenas isso que o filme oferece. Cenas de ação onde um homem luta por sua vida.

Publicidade

O protagonista vivido por Prin Suparat (Game of Outlaws) carece de personalidade e carisma. O ator entrega boas cenas de ação, mas os Zumbis que ele enfrentam, por mais bem feitos que sejam, não oferecem nenhum risco e estão lá apenas para serem espancados e esmagados. Quando o personagem enfrenta seres humanos, as coisas melhoram, mas nada que leve o espectador a se empolgar.

A maquiagem é dos Zumbis é bem feita, mas poderia ser mais explorada em especial pelo visual ter relação com a causa do surto. Dentro das limitações do projeto, o CGI quando usado pode causar estranheza, mas nada ofensivo ou que estrague o filme. Com o desenrolar do tempo, os desafios enfrentados aumentam e podem causar alguma diversão pontual.

Com Unhas e Dentes tenta inovar no gênero, fugindo da cartilha, mas acaba criando uma produção que diverte pontualmente (nas cenas de ação) e entedia (em todo resto). Tudo isso devido as escolhas narrativas do roteiro repleto de furos. Para quem gosta do gênero vale a pena ver, mas assista sem muitas expectativas para não morrer de frustação.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Brick

Brick acompanha Tim e Olivia, um casal que acorda...

Superman | James Gunn abre processo contra Donald Trump; Entenda o motivo!

Segundo informações do Deadline, o diretor James Gunn abriu...

Crítica | Jogo Cruzado

A trama da nova série nacional do Disney+ se...

Superman | Filme arrecada mais de US$ 210 milhões na bilheteria mundial; Confira!

Segundo informações do Deadline, Superman já arrecadou em apenas...

Crítica | Chefes de Estado

Em Chefes de Estado (Heads of State), novo filme...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Entre todos os subgêneros do terror um dos mais ricos é o focado em zumbis. Geralmente suas tramas exploram o medo do desconhecido, da perca da humanidade e o cenário apocalíptico da situação. Para aumentar a lista de filmes sobre o tema, chega à...Crítica | Com Unhas e Dentes