ter, 25 junho 2024

Crítica | Como Cuidar de um Bebê Elefante

Publicidade

No documentário em curta-metragem vencedor do Oscar “Como Cuidar de um Bebê Elefante” (The Elephant Whisperers), um casal do sul da Índia se dedica a cuidar de um bebê elefante órfão. Juntos, eles formam uma família como nenhuma outra e se ajudam em suas crises e desafios.

Produções que abordam a relação entre seres humanos e animais, ou até mesmo a luta de ambos os lados pela sobrevivência mútua, tendem a virem acompanhados de uma singela sensibilidade narrativa e estética, ainda os documentários mais recentes que esbanjam soberba e magnificência para retratar as belezas do nosso planeta, às vezes tão ofuscadas pelo sensacionalismo e pelo mainstream. Com o vencedor do Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem do ano, Como Cuidar de um Bebê Elefante (The Elephant Whisperers), a delicadeza na sua execução não podia ser diferente.

Ambientado no sul da Índia e gravado antes da Pandemia da Covid-19, o documentário dirigido com bastante sutileza por Kartiki Gonsalves conta com uma abordagem mais cotidiana, mostrando detalhadamente o processo dos cuidados dos jovens elefantes órfãos, machucados ou abandonados e como o amor atribuído aos animais é, de fato, recíproco. A diretora faz um trabalho louvável em abordar, com sutileza e total compromisso em retratar a verdade, a luta do casal indiano, Bonman e Belli, com o bebê elefante órfão Raghu, do qual eles cuidam no santuário de Theppakadu, um dos mais antigos ainda na ativa.

Publicidade

Longe de abordar temáticas mais pesadas, como a caça ilegal de elefantes, ou intensificar os desafios enfrentados por Bonman e Belli para manter os cuidados do elefante Raghu e, mais tarde, de outro mamífero ainda mais jovem, mesmo com a data de investimentos, Como Cuidar de um Bebê Elefante procura fugir do convencional sendo mais otimista, mesmo mostrando uma realidade complicada, porém honrosa. A produção, além de bem dirigida e devidamente montada, conta com uma autêntica direção de fotografia que ostenta os mais belos pôr-do-sol, imagens em câmera lenta e filmagens bem aproveitadas dos elefantes em destaque.

Foto: Reprodução/Netflix

Com bonitos paralelos sobre a vida, como o fato da cuidadora Belli ter adotado um dos elefantes como filho após ter perdido uma filha e a ligação entre ela e o animal ser claramente genuína, Como Cuidar de um Bebê Elefante é um documentário leve, delicado e emotivo, que, com certeza, vai inspirar novas produções do mesmo estilo.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Divertida Mente 2

Quase uma década depois do primeiro filme, a Disney/Pixar...

Warner Bros. Games leva a Warner Play Experience à gamescom latam 2024

A Warner Bros. Games marcará presença na gamescom latam, a estreia da...

Prime Video Divulga Trailer Oficial de Guerra Sem Regras

O Prime Video lançou hoje o trailer oficial de...
No documentário em curta-metragem vencedor do Oscar “Como Cuidar de um Bebê Elefante” (The Elephant Whisperers), um casal do sul da Índia se dedica a cuidar de um bebê elefante órfão. Juntos, eles formam uma família como nenhuma outra e se ajudam em suas...Crítica | Como Cuidar de um Bebê Elefante