sex, 27 janeiro 2023

Crítica | Emancipation – Uma História de Liberdade

Publicidade

Will Smith passou por poucas e boas no ano de 2022, devido á polêmica do “Oscar do tapa” e toda sua repercussão na vida profissional e particular do ator, diversos projetos foram engavetados ou mesmo adiados por tempo indeterminado. O novo original da Apple Tv+, Emancipation, traz o astro de volta após tantos problemas e seu título original caiu como uma luva.

Emancipation, uma História de Liberdade conta a triunfante história de um homem escravizado que foge e atravessa os pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos, em uma jornada tortuosa para escapar dos proprietários de plantações que quase o mataram. Peter (Will Smith) é o homem em busca da sua liberdade, que escapa da escravidão confiando em sua inteligência, fé inabalável e profundo amor por sua família, fazendo o impossível para se livrar dos caçadores de sangue frio nos implacáveis pântanos da Louisiana. O filme é inspirado nas fotos reais, de 1863, de “Peter chicoteado” (Whipped Peter), tiradas durante um exame médico do Exército dos EUA, que apareceram, pela primeira vez, na revista Harper’s Weekly.

O filme se trata de uma retratação “fictícia” da fuga de Peter, uma manipulação do diretor, transformando esse pano de fundo real da história desse homem em um Thriller brutal. Isso é representado em todas as etapas de sua luta, desde a fuga inicial com os escravos aliados, até a sobrevivência no pântano, a batalha homem contra homem, e sangrenta guerra civil da parte final. É uma obra com bastante violência, o diretor busca essa visão crua dos acontecimentos, então irá fazer questão de mostrar a violência física e psicológica, tudo isso um retrato da época infeliz que o longa aborda.

Apple TV+
Publicidade

Existe a escolha de fazer um paralelo desse tratamento dos senhores com seus escravos, da forma como eles os tratavam como animais, tanto de maneira corporal, mas também retratado verbalmente no filme. O principal vilão do filme é responsável pelo conflito homem contra homem, ele verbaliza esse tipo de pensamento e assim desenvolve os personagens nesse conflito de caça e caçador. O herói contra o vilão.

Andando junto, existe a parte do homem contra a natureza, retratado pelo assustador e belíssimo pântano. São conflitos constantes com os animais, desde jacaré, cobras e diversos outros perigos. E tudo isso é feito para engrandecer a figura do personagem, de um lado funciona, devido ao entretenimento passageiro, mas por outro parece uma óbvia fuga em círculos, considerando ainda a longa duração, poderia ter facilmente 15 minutos a menos. Na parte final, decorrida da entrada de Peter na guerra civil, o filme se torna outro filme. São trocas de momentos durante todo o longa, não existe de fato uma linha a ser traçada, começa na fuga pela liberdade(ao estilo 12 anos de escravidão), vira um thriller e termina como um filme de guerra( na pegada 1917).

Will Smith é o ponto de chave do filme, 99% do que acontece está centrado em seu personagem, a escolha de apenas ter ele como grande ator conhecido durante o filme mostra as preocupações em sua figura cinematográfica. Quanta a atuação, é um personagem forte, tanto de maneira física, verbal e psicológica. Ele deixa claro em poucas frases as inúmeras atrocidades que já viu e viveu, apesar de aquela não ser sua terra natal. Quanto ao objetivo só estúdio em uma possível indicação, acredita-se que será provavelmente esquecida, é uma boa atuação, mas totalmente esquecível na carreira do ator.Emancipation tem um poder de selvageria e crueldade inquestionável, representando os absurdos de uma época imperdoável da humanidade. É uma obra brutal, mas com diversos pontos narrativos questionáveis quanto a suas escolhas de caminhos repetitivos. Existe sim uma importância muito grande, a cena da fotografia( o ponto mais real da história) é muito emblemática, causa um choque devido ao ótimo trabalho de maquiagem. Existem acertos e erros aqui, o resultado final é positivo, mesmo que o esquecível possa andar de lado com o filme.

Publicidade

Destaque

Adão Negro | Ator revela bastidores dos efeitos visuais do filme; Confira!

Dwayne Johnson revelou no Instagram algumas fotos dos bastidores da...

Crítica em Vídeo | A Profecia do Mal

Em A Profecia do Mal, Lucífer é expulso do...

Deixe um comentário