seg, 23 dezembro 2024

Crítica | Endless Dungeon

Publicidade

Dentre inúmeros gêneros e estilo de jogos existentes no vasto universo gamer, Endless Dungeon fortalece o estilo Tower Defense de visão isométrica (estilo Diablo) e apresenta uma boa história de ficção científica.

Endless Dungeon é um game de tiro duplo de defesa de torre desenvolvido pela Amplitude Studios e publicado pela SEGA. O jogo é sucessor de Dungeon of the Endless e foi lançado em 19 de outubro de 2023 para Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

SINOPSE

Publicidade

Endless Dungeon é um jogo de tiro duplo de defesa de torre ambientado em um universo de ficção científica. Os jogadores controlam uma equipe de prisioneiros que devem explorar um labirinto gerado proceduralmente, defendendo-se de hordas de inimigos.”

HISTÓRIA

Em Endless Dungeon, os jogadores controlam uma equipe de prisioneiros que foram transportados para uma estação espacial abandonada, após um grave acidente, apenas nosso personagem sobrevive. A estação está infestada de monstros, e os prisioneiros devem explorar os corredores labirínticos para encontrar uma maneira de escapar.

A história do game é relatada e desenvolvida através de diálogos entre os prisioneiros, bem como através de itens e registros encontrados na estação. Os players aprendem que a estação foi construída por uma antiga civilização conhecida como Endless. A civilização Endless foi misteriosamente extinta, e a estação espacial foi abandonada há milênios.

Os prisioneiros são de origens e culturas diferentes. Eles foram transportados para a estação por razões diferentes, mas todos eles estão unidos pelo objetivo de escapar e para que essa premissa seja bem executada será necessário aprender a trabalhar em conjunto com os NPCs para sobreviver aos perigos da estação espacial.

Endless Dungeon apresenta um modo de história, no qual os usuários devem completar uma série de missões para escapar da estação. O jogo também apresenta um modo multijogador, no qual os jogadores podem trabalhar juntos para sobreviver ao labirinto.

Publicidade

De modo geral o enredo de Endless Dungeon é envolvente e misterioso. Os jogadores são incentivados a explorar a estação espacial e aprender mais sobre sua história e tudo isso anelado a uma variedade de desafios e opções estratégicas.

JOGABILIDADE

Endless Dungeon é um híbrido de tiro em dupla, exploração e Tower Defense. Os usuários controlam uma equipe de prisioneiros que devem explorar um labirinto gerado proceduralmente, defendendo-se de hordas de inimigos. Os jogadores começam cada nível em uma sala central. A partir daí, eles podem explorar o labirinto, construindo torres e coletando recursos. O labirinto é dividido em uma série de salas, cada uma com seu próprio conjunto de perigos e recompensas.

Para realizar as defesas em meio a infestações inimigas é preciso construir torres para abater os invasores. As torres podem disparar projéteis, lançar feitiços ou simplesmente fornecer cobertura. Os jogadores também podem usar seus personagens para atacar os inimigos. Quando um personagem morre no campo de batalha, ele é perdido para o resto do jogo, e para tê-lo novamente, será necessário consumir recursos coletados na Dungeon.
Para uma maior imersão e uma jogabilidade mais diversificada, a obra oferece um sistema de classes, que são:

  • Sprinter: Um personagem rápido e ágil que é bom em evitar ataques.
  • Tank: Um personagem forte e resistente que pode atrair a atenção dos inimigos.
  • Healer: Um personagem que pode curar seus companheiros de equipe.
  • Support: Um personagem que pode fornecer buffs e debuffs aos seus companheiros de equipe.

  • GRÁFICOS E ÁUDIO
  • A arte gráfica de Endless Dungeon é simplista, entretanto entrega muito bem sua função. O título apresenta um estilo de arte cel shading que é vibrante e colorido. Os personagens e inimigos são bem caracterizados, mas falta um pouco de fluidez nas animações. Os ambientes são também bem projetados e oferecem uma variedade de locais para explorar.
  • A arte auditiva de Endless Dungeon também é excelente. O jogo apresenta uma trilha sonora atmosférica que combina elementos de música eletrônica e música clássica. Os efeitos sonoros são também bem realizados e ajudam a criar uma atmosfera de suspense e perigo.

  • CONCLUSÃO

  • Endless Dungeon apresenta-se mais como um game de nicho do que um best-seller popular e acessível ao público. Entretanto, é um game convidativo devido a imersão que ele proporciona ao mesclar uma série de estilos de jogabilidade em um jogo.
    Entre todas as suas qualidades que envolvem gráficos, personagens e enredo, pode-se mencionar seus pontos de melhorias, como a gameplay confusa que pode acabar frustrado gamers que não assimilem bem o estilo e a falta de clareza do game ao ensinar o básico sobre sua jogabilidade, o que pode dificultar no avançado da jogatina.
Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.
Dentre inúmeros gêneros e estilo de jogos existentes no vasto universo gamer, Endless Dungeon fortalece o estilo Tower Defense de visão isométrica (estilo Diablo) e apresenta uma boa história de ficção científica. Endless Dungeon é um game de tiro duplo de defesa de torre desenvolvido...Crítica | Endless Dungeon