sáb, 4 maio 2024

Crítica | Estranha Forma de Vida

Publicidade

Interessante refletir sobre a moral e força que o diretor Pedro Almodóvar consegue ter. Lançar um curta metragem no cinema é realmente um evento para poucos, e geralmente esse tipo de formato é distribuído em festivais ou direto para os streamings. Mas é um fato que desde o lançamento do poster da obra a curiosidade do público foi atiçado, com destaques para Ethan Hawke e Pedro Pascal , se utilizando da mitologia do Western como pano de fundo para um conturbada história de amor.

Depois de 25 anos, Silva atravessa o deserto a cavalo para visitar seu amigo, o xerife Jake. Eles comemoram o encontro, mas na manhã seguinte Jake diz a ele que o motivo de sua viagem não é para lembrar a amizade deles.

E por mais que seja uma novidade em questão na carreira do Almodóvar em questão de temática, não se utilizando do contemporâneo para contar sua história- o diretor revela uma mistura de narrativas, se apegando com subversões do gênero, como “Ataque dos Cães” por exemplo, mas também uma abordagem dos Westerns clássicos de antigamente. Isso é refletido para as características e atitudes tomadas com seus personagens, ambos são o oposto de cada um- enquanto um deseja descansar e pensar na união daquele antigo amor, o outro representa uma visão mais fechada e com uma pegada clássica servir a lei acima de tudo. São esses conflitos que pairam os dois personagens ao longo dos trinta minutos.

Publicidade

E a essência do diretor está aqui, em cenas como a primeira paixão entre os personagens e mostrando sua juventude, é algo estranhamente familiar com os antigos filmes do diretor, tanto a inocência e sensibilidade que são filmadas na descoberta sexual em meio uma “chuva de vinho”. E o duelo aqui está nesse conflito de decisões, tanto de maneira mais tradicional, nas disputas de pistolas, mas também em um pequeno quarto- refletindo sobre escolhas do passado e novas esperanças com o futuro. O diretor utiliza o cenário para construir essa imensidão de desejos, mas com um pessimismo característico do Western. Uma pena não ter se estendido como um longa metragem.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Interessante refletir sobre a moral e força que o diretor Pedro Almodóvar consegue ter. Lançar um curta metragem no cinema é realmente um evento para poucos, e geralmente esse tipo de formato é distribuído em festivais ou direto para os streamings. Mas é um...Crítica | Estranha Forma de Vida