dom, 22 dezembro 2024

Crítica | Estrelas Além do Tempo (2017)

Publicidade

Em 1961, no auge da corrida espacial da Guerra Fria, os Estados Unidos sofrem um extremo apartheid e as estrelas tratadas no filme surgem para debater esse tema. Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são cientistas que trabalham para a NASA e têm, diariamente, suas capacidades postas à prova só por serem mulheres e negras.

Estrelas Além do Tempo

O plot principal do filme é a crítica social em relação à época; e o faz muito bem. Provavelmente, quem assistir ao filme não tenha consciência de como era a vida dos negros naquela época e o longa tem uma intenção não só incentivador, mas também muito educativo.

Publicidade

O mais lindo de se ver é o desenvolvimento da trama. Ela se inicia contando apenas a história das colegas, o seu dia-a-dia e a luta para cada uma ter o seu espaço na NASA. Se já estava bonito de se ver isso, após um marcante acontecimento as personagens explodem talento e auto-afirmação, ganhando um desfecho emocionante.

Hidden Figures

A atuação das protagonistas é incrível. Taraji, Octavia e Janelle têm uma química e dinâmica incríveis entre elas. Além disso, o roteiro também fortalece suas interações, criando personagens muito cativantes e felizes com o que fazem (independente de toda a segregação). Talvez o grande problema de atuação seja do papel do cômico Sheldon Cooper Jim Parsons, que faz exatamente o mesmo trabalho de The Big Bang Theory, não saindo do seu personagem. Para quem esperava um pouco mais dele, foi decepcionante.

A trilha sonora do filme é linda. Responsabilidade do músico Pharrell Williams, insere o expectador perfeitamente no momento vivido, conseguindo expressar cada acentuação seja positiva ou negativa da narrativa. Apesar de discreta, a direção (Theodore Melfi) faz muito bem o seu papel e cria um filme memorável.

Misturando beleza e tristeza; dificuldades e superações; ofuscadas e estrelas, Hidden Figures (título em inglês) não é um filme para deixar passar sem assistí-lo.

 [youtube https://www.youtube.com/watch?v=wx3PVtrU-Os?rel=0]

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
João Marcelo Liguori
João Marcelo Liguori
Apaixonado por cinema e pelo universo nerd. Estudante de Engenharia Civil e crítico de filmes. Salvador, Bahia. :) Para entrar em contato: ⬇︎
Em 1961, no auge da corrida espacial da Guerra Fria, os Estados Unidos sofrem um extremo apartheid e as estrelas tratadas no filme surgem para debater esse tema. Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são cientistas que trabalham...Crítica | Estrelas Além do Tempo (2017)