Publicidade
Publicidade
Início Críticas Crítica | Fantasmas de Beirute

    Crítica | Fantasmas de Beirute

    Minissérie analisa caçada dos EUA contra terrorista Imad Mughniyeh

    Publicidade

    Fantasmas de Beirute (Ghosts of Beirute) é uma minissérie que mostra a caçada pelo líder militar Imad Mughniyeh, um terrorista do Líbano que foi considerado, antes do 11 de setembro, o mais letal de todos, ainda mais por escapar com maestria dos serviços de inteligência Mossad e CIA, por duas décadas.

    Produções que ostentam narrativas focadas em relatar e adaptar acontecimentos históricos para atender os vários tipos de público dos streamings tendem a apresentar, não uma mesmice obsoleta de estilo que mais cansam os olhos do que despertam a atenção, mas uma repetição que, apesar de ainda parecer instigante graças à boas direções, poderiam ser mais do mesmo. Prometida como uma minissérie que inovasse o storytelling e o ritmo dessas determinadas produções, Fantasmas de Beirute (Ghosts Of Beirute) chega ao Paramount+, de fato, entregando logo em seu primeiro episódio um interessante mix de apuração jornalística e documental com uma dramatização bem produzida, sob responsabilidade da Showtime.

    Em seu primeiro episódio, intitulado “Emergence”, a minissérie se inicia abordando, com excelência, seu contexto histórico, além de brevemente introduzir os acontecimentos do ano de 2007 que antecederam o atentado que ocasionaram a morte de Imad Mughniyeh, em 2008. “Emergence” de Fantasmas de Beirute, acena para o didático ao contar com precisão o que se passava no Líbano em 1982, época em que boa parte do episódio se situa, além de contar com uma boa atmosfera estilo “espionagem” que participa de um adequado casamento com o lado documental da produção.

    A produção, de Greg Barker, Avi Issacharoff, Lior Raz e Joelle Tauma consegue contar com um roteiro bem afiado em seu episódio de estreia, abordando questões diplomáticas que debatidas há mais de 40 anos de maneira objetiva e crítica, optando pelo questionamento mais implícito.

    “Emergence” conta com uma direção de fotografia bem composta, contando com planos abertos que ostentam paisagens desérticas do Oriente Médio, além de uma direção de arte fiel à década de 1980.

    No geral, Fantasmas de Beirute conta com as atuações de  com Dina Shihabi, Navid Negahban, Sarah Oliver-Watts, David Ignatius, Nick Donadio, Dermot Mulroney, Garret Dillahunt, Iddo Goldberg, Amir Khoury, sendo este último o maior destaque do primeiro episódio, no papel do jovem Imad Mughniyeh.

    Fantasmas de Beirute está com seus 4 episódios disponíveis no streaming Paramount+.

    Publicidade
    Publicidade
    Sair da versão mobile