dom, 4 maio 2025

Crítica | Grand Tour

Publicidade

O mais novo longa de Miguel Gomes segue as histórias de Edward e Molly e seus desencontros, enquanto o rapaz foge da moça para evitar um casório do qual se acovardou, ela o persegue através da Ásia. Durante os desencontros do casal, o diretor percorre com fascínio as paisagens do continente narrando suas desventuras.

O filme realmente propõe uma experiência sensorial ao espectador. Ao transitar entre shows de fantoches, apresentações circenses e trilhas na floresta, absorvermos parte da cultura e paisagem local exploradas pelos protagonistas. A exploração audiovisual desse percurso acaba se tornando mais relevante do que detalhes do enredo. O destaque está na jornada.

A beleza do filme é seu trajeto entre os países: a forma como as paisagens são filmadas, as imagens que misturam presente e passado, os sons da natureza e o barulho da cidade, como tudo se culmina para nos fazer viajar junto com os personagens. Quanto maior for a imersão nessa jornada proposta, mais chance tem o espectador de se encantar pela obra.

Publicidade

O filme, que se passa em 1917, traz uma personagem feminina tão obstinada quanto carismaticamente ingênua que parece saída de uma screwball comedy da era de ouro Hollywoodiana. Assim como as musas de outrora, Katharine Hepburn e Barbara Stanwyck, ela também cria uma persona com uma risada característica – menos genuína e icônica do que as que a inspiraram, mas ainda suficientemente marcante.

A fotografia de Sayombhu Mukdeeprom (Me Chame pelo Seu Nome, Rivais e Armadilha), Rui Poças e Gui Liang é impecável ao capturar o melhor dos personagens e das paisagens em que transitam. A direção de fotografia é o grande do longa-metragem. A fotografia em preto e branco vai além do belo e carrega consigo toda a alma da obra.

É uma pena que um filme com um visual tão marcante, que se propõe a falar por si mesmo, abuse tanto dos voice overs – um recurso narrativo válido, mas muito mal utilizado nesse filme, a ponto de tirar a imersão proposta e tornar a experiência um tanto quanto enfadonha, por vezes.  Ainda assim, prevalece o charme de um filme que constrói som e imagem de forma pensada e cuidadosa.

Publicidade

Grand Tour já está disponível na Mubi.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Vingadores: Doomsday | Participações especiais podem ter sido reveladas; Confira!

Segundo informações do jornalista Jeff Sneider, insider famoso por seus...

Thunderbolts* | Confira TODOS os easter eggs e referências que você perdeu no filme

Thunderbolts* já está disponível nos cinemas e nós do Estação Nerd separamos todas...
Raíssa Sanches
Raíssa Sancheshttp://estacaonerd.com
Formada em direito e apaixonada por cinema
O mais novo longa de Miguel Gomes segue as histórias de Edward e Molly e seus desencontros, enquanto o rapaz foge da moça para evitar um casório do qual se acovardou, ela o persegue através da Ásia. Durante os desencontros do casal, o diretor...Crítica | Grand Tour