ter, 22 outubro 2024

Crítica | Infestação

Publicidade

Apaixonado por animais exóticos, um jovem traz para casa uma aranha venenosa, mas ela acidentalmente foge. Logo, seus vizinhos começam a lutar contra um exército de aranhas mortais e que rapidamente se reproduzem. Essa é a sinopse básica de Infestação, terror francês dirigido por Sébastien Vaniček (Mayday), que explora o medo primordial que temos de criaturas repulsivas. A premissa por mais simples que pareça, é altamente eficaz na exploração dos medos atrelados a aranhas, combinando tensão e diversas situações desesperadoras.

O roteiro, escrito pelo diretor em parceira com Florent Bernard (Meet the Leroys), segue a fórmula clássica de filmes de sobrevivência: personagens com diferentes personalidades são forçados a trabalhar juntos para escapar da ameaça. No entanto, o diferencial de Infestação se dá no talento do seu diretor em mostrar as ameaças e no seu jovem elenco. Vaniček usa e abusa de ângulos incomuns, afim de tirar o espectador da zona de conforto e com isso cria tensão a cada cena. Aliado a isso, a fotografia repleta de luzes neons e os cenários sombrios de um prédio em ruínas ajudam na ambientação, que acentuam a sensação de isolamento.

O primeiro ato é interessante, e serve para mostrar a ameaça e quem são os protagonistas da desventura. De todos os personagens apresentados, o mais bem desenvolvido acaba sendo o protagonista vivido por Théo Christine (The Brigade), os demais personagens são reduzidos a vítimas em potencial ou personagens estereotipados. As interações entre eles, são plausíveis e seguem, na maioria das vezes, o senso de reações que qualquer pessoa naquela situação teria e apresenta algumas reflexões sobre a natureza humana diante de uma crise, mesmo esse não sendo o foco.

Publicidade

As aranhas apresentadas são bem feitas e realmente causam temor. Porém os ataques que vemos são repetitivos e comportados, o que não tira o brilho do filme em criar tensão, mas acaba diminuindo o impacto das cenas. Isso é algo que faria o filme atingir outro patamar. O ritmo do filme, para alguns, pode parecer arrastado, mas pelo que é apresentado serve para criar vinculo com os personagens, o que faz com que nos importemos com eles, sendo crucial para engrandecer a experiência.

Infestação é um filme que consegue entregar uma experiência de horror eficiente. Vaniček cria momentos de verdadeiro pavor e irá agradar aos fãs do gênero que apreciam a tensão psicológica e aranhas.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Apaixonado por animais exóticos, um jovem traz para casa uma aranha venenosa, mas ela acidentalmente foge. Logo, seus vizinhos começam a lutar contra um exército de aranhas mortais e que rapidamente se reproduzem. Essa é a sinopse básica de Infestação, terror francês dirigido por...Crítica | Infestação