Por mais que carregue o nome da música em seu título, o documentário “Love to Love You, Donna Summer”, se aprofunda em muito mais do que o hit. O documentário, que conta a história de vida e carreira de LaDonna Adrian Gaines, a grandiosa Donna Summer, é uma mostra de como sua carreira foi um legado para mulheres negras na indústria musical, e principalmente sobre a descoberta de si mesma como mulher negra na indústria musical.
Donna Summer foi uma cantora de música disco que teve início da sua carreira nos anos 70, e foi pioneira em diversos movimentos dentro da música, além de ter sido considerada revolucionária e um grande nome na música.
O documentário é focado em trazer uma visão profunda sobre a pessoa que Donna foi, pessoa essa que em muitos momentos nem ela soube identificar quem realmente era. Donna afirmou em muitos momentos da sua carreira que vivia uma personagem nos palcos, e que as pessoas não a conheciam de verdade. Sempre soube muito bem manter sua vida profissional separada da vida privada.
A obra audiovisual soube representar de forma muito clara e objetiva o sentimento que foi transmitido tanto por Donna quanto por outros entrevistados ao decorrer do documentário. As imagens originais preservadas desde o início da carreira de Donna deram credibilidade e permitiram que os espectadores mantivessem uma imagem mais fiel em suas cabeças.
Um fator importante que diferencia os documentários de demais gêneros de obras audiovisuais, é que ele também é um gênero de jornalismo factual, e precisa trazer consigo o máximo de informações relevantes, de forma que o espectador tenha interesse no assunto, e nisso ele cumpre sua proposta, trazendo recortes de relatos e até mesmo documentos que foram guardados. Um ponto não muito positivo é que a forma com que estas informações são trazidas não é muito linear, o que pode em alguns momentos dificultar o entendimento de quem assiste. Talvez trazer os acontecimentos e relatos em linha do tempo facilitasse a compreensão do público e a tornasse mais fluída.
A obra além de trazer todos os elementos factuais, trata assuntos importantes, considerando que Donna foi uma mulher negra pioneira na música disco, e isso é retratado com grande importância e ganha seu devido espaço no documentário.
O documentário está disponível na plataforma da HBO Max e você já pode conferir.