seg, 20 junho 2022

Crítica | Maldivas

Publicidade

Quando as primeiras imagens de Maldivas começaram a sair no início de abril, muitas especulações e polêmicas lotaram a internet e as redes sociais, principalmente pelo fato de contar com as amigas Bruna Marquezine e Manu Gavassi no elenco principal – uma amizade que ficou ainda mais popular depois de ganharem, juntas, a votação no paredão histórico que tirou o ex-bbb Felipe Prior da casa. O sigilo acerca do material foi tanto que a maioria dos sites divulgou a obra como sendo um filme. A certeza de que seria uma série veio somente em 22 de maio, com a divulgação do primeiro trailer.


A produção, dirigida por José Alvarenga Júnior, responsável por seriados de humor aclamados pela audiência como Os Normais (2001), A Diarista (2003) e Sai de Baixo (1996), criou altas expectativas no público; algo que talvez não tenha conseguido alcançar nem pela metade. O enredo deveria acompanhar a investigação de um assassinato no condomínio Maldivas Residence, mas gira em torno dos dilemas e drama de vida das três amigas residentes do condomínio Maldivas Residence: Milene (Manu Gavassi), Kat (Carol Castro) e Rayssa (Sheron Menezzes), as principais suspeitas de assassinar uma outra condômina, a mãe da personagem de Bruna Marquezine (Liz).


Do ponto de vista do humor – que pode ser considerado especialidade do diretor – é um trabalho que deixa bastante a desejar . ara os que assistiram o single de lançamento da nova era de Manu Gavassi, Deve Ser Horrível Dormir sem Mim, escrito e dirigido pela cantora, em 2020, em parceria com Glória Groove, chaga a ser inacreditável que não haja qualquer influência direta da cantora no roteiro, estética, figurino, fotografia, direção, entre muitos outros elementos da obra. Maldivas parece fazer um paralelo (multiverso está na moda) com todos os elementos do clipe. Especialmente a atuação e entonação debochada da atriz em ambas as personagens, a Malu do Clipe e a Milene, de Maldivas, que parecem ser a mesma pessoa.

Publicidade


Nos dois materiais é possível perceber críticas sociais de nichos quase que paralelos. Enquanto o clipe de 2020 faz uma crítica aos artistas que se sentem muito estrelas para certos trabalhos e situações, Maldivas, em 2022, entrega uma ótima carga do que pode ser considerado, inclusive, como uma sátira da vida nos condomínios de luxo e das mulheres que os habitam – as famosas socialites. Casamentos perfeitos, porém, falidos, lavagem de dinheiro, cirurgias plásticas, falso puritanismo… em outras palavras, a vida sob aparências.


Tudo isso em uma mistura de estéticas que permeia entre Euphoria (2019), Carcereiros (2017) e San Junipero e Queda Livre, episódios da terceira temporada de Back Mirror (2019), outra série da mesma plataforma. A ideia que se tem é de que se tentou agradar a todos os envolvidos, e assim Maldivas acabou ficando com uma estética indefinida – ou simplesmente unificada.


Outro ponto de Maldivas que fica perdido no meio da trama é exatamente o arco principal, o mistério. A série mira em Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Cristie, e acerta em Pretty Little Liars (2010), mas sem tantas surpresas. Um mistério adolescente, no qual a personagem principal faz a própria investigação paralela e acaba ajudando o policial charmoso que cuida do caso. Esse elemento, apesar de ser o gancho principal da trama, se perde em meio a tantos outros detalhes e ‘escândalos’ que seguram a atenção e ocasionalmente provocam algum espanto, muito mais os expectadores do que as revelações sobre o assassinato.


Apesar de todas essas confusões, dois elementos não deixaram a desejar e atenderam às expectativas: a trilha sonora envolvente e a atuação dos atores principais – com exceção de Milene. Acaba sendo um ótimo passatempo assistir aos dilemas das socialites do Maldivas. Dilema que pode ter continuação em uma segunda temporada, uma vez que a produção apela para outro clichê ao deixar como gancho final uma possível reunião familiar para sequência. A questão é: sob qual das mil e uma faces do roteiro?

Publicidade

Newsletter

Destaque

Crítica | Maldivas

Quando as primeiras imagens de Maldivas começaram a sair...

Hércules | Guy Ritchie é confirmado pela Disney como diretor do novo filme em live-action; Confira!

Segundo informações do Deadline, o diretor Guy Ritchie foi confirmado como diretor...

Paddington | Curta para comemorar Jubileu da rainha é lançado no Youtube; Assista!

Paddington e a Elizabeth II se uniram em um curta-metragem....

Jurassic World: Domínio | Filme supera a marca de US$ 620 milhões em bilheteria global; Confira!

Segundo informações do Box Office, Jurassic World: Domínio atingiu a marca...

Stranger Things 4 | Novo cartaz individual da série é revelado; Confira!

A Netflix revelou o primeiro cartaz oficial de Stranger Things 4....
Gabriela Castello Buarquehttps://estacaonerd.com/
Jornalista com Minor em Cinema. Apaixonada por terror, preto, Halloween e mais um monte de coisa "estranha".

Deixe um comentário