Crítica | Minority Report – A Nova Lei (Com Spoiler)

Sendo de Steven Spielberg, esse longa não poderia nos decepcionar. Particularmente, o considero um dos melhores diretores de filmes hollywoodianos e nesse ele não deixou a desejar. Propondo uma temática questionável sobre o que é certo e errado, e até onde deveria ir um julgamento sobre um fato que ainda não ocorreu, Minority Report nos faz questionar até onde iríamos para evitar um crime OU até onde iríamos para julgar o criminoso.

O enredo até começa de uma forma confusa, mas aos poucos vai tomando forma e vai nos mostrando questões que nos deixam pensativos quanto à “Prisão de um Pré-crime”. O policial John Anderton trabalha para a divisão de Pré-crimes, onde possuem 3 não-convencionais videntes, da qual podem prever assassinatos. Quando um assassinato é previsto, eles obtém o tempo de óbito da vitima decretado, e a partir de então, uma corrida contra o tempo começa. A partir das visões dos videntes, (que são passadas em um telão), eles precisam descobrir quem são as vítimas/criminosos, e onde o crime ocorre para que possam chegar a tempo e impedir. Tudo ok até aqui. Mas o X da questão, é que o “quase assassino” é preso e condenado da mesma forma. O crime iria acontecer…mas não aconteceu. Portanto, ele poderia mesmo ser julgado da mesma forma, mesmo sem ter cometido o crime?

O filme se passa no ano de 2054, então a maioria das cenas são bem futurísticas. Em alguns aspectos peca na qualidade, que dá pra ver nitidamente que não estão num local real. A cena em que Tom Cruise precisa mexer com as mãos para revisar, rebobinar e avançar as cenas das visões, é terrivelmente patética. No mais, tudo pode ser aceito se considerarmos a época em que o filme foi produzido (2002).
O filme prega peças, e logo no início, pegamos raiva do cara errado, e gostamos do personagem que deveríamos odiar. Inclusive, é o que guarda uma boa surpresa pro final. O desfecho é interessante, pois duas alternativas são propostas, e em nenhuma delas é possível ganhar. Ou é?… Minority Report é uma excelente dica pra quem gosta de um sci-fi de ponta. SHOW!!

NOTA

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS