ter, 19 março 2024

Crítica | O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas

Publicidade

Cheio de expectativas, O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas, lançamento da Netflix, traz a proposta de explicar os últimos momentos de vida da estrela, ícone da era de outro de Hollywood entre os anos 1950 e 1960, e os eventos que levaram a sua morte. Assim como Marylin, o documentário é lindo de assistir, do início ao fim.

As imagens paisagísticas, apesar de lindas, passam uma atmosfera de solidão e melancolia que transborda na direção de fotografia, que estiliza tudo nos moldes dos filmes estrelados por Marylin, e, muitas vezes, trabalha com azuis muito expressivos enquanto ouvimos a voz da atriz em algumas de suas últimas gravações.

A obra busca um senso de imersão através das décadas, contando desde o início da carreira da atriz até os seus últimos dias, de maneira muito precisa. Todo o caminho que foi percorrido pela estrela é retratado, com uma importante reflexão sobre a toxicidade da antiga Hollywood, onde mulheres como Marylin eram exploradas de diversas formas pelos homens que dominavam a indústria. Detalhes não são poupados, aliás, com relação à carreira dela foi construída através de sua inteligência, por entender como o sistema funcionava e usá-lo ao seu favor.

Publicidade

Algo que foi trazido pela produção com maestria, foi o uso de atores para encenar e reconstruir as ligações feitas pelo jornalista investigativo Anthony Summers, para a construção do livro “Goddess”, publicado nos anos 1980, o qual inspirou o documentário. As reconstruções, são parte importante da trama por trazer a personalidade dessas pessoas e seus significados para a narrativa da vida de Marylin.

Assim, o documentário traz uma montagem e roteiro impecáveis e emocionantes, que instigam e constroem bem a narrativa, utilizando-se da curiosidade que é plantada no expectador para deixá-lo atento aos detalhes — que são revelados gradativamente, até o fim. A obra apresenta laudos médicos psiquiátricos, arquivos do FBI, entre outros pontos extremamente delicados da vida da atriz — que a levaram até a estrada do abuso de medicamentes, principalmente tranquilizantes e remédios para dormir, que culminaram na sua misteriosa morte.

Rico em detalhes e segredos obscuros, que envolvem inclusive a história política dos Estados Unidos, O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas entrega tudo o que promete e mais um pouco. Revolta e comove ao aproximar a audiência do íntimo de uma das estrelas mais queridas e brilhantes de Hollywood, ao dar voz às suas angústias e sentimentos, como ela mesma dizia: “as suas verdades”, quase 60 anos após a sua morte.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Kung Fu Panda 4

Quando estreou o primeiro filme protagonizado por Po, eu...

Blade | Mais um ator deixa elenco da produção da Marvel Studios; Confira!

Em entrevista com a Variety, o ator Aaron Pierre deixou o...

Crítica | A memória infinita

Há algum tempo, fiz menção à maneira como o...

Crítica | Sobreviventes: Depois do Terremoto

O novo longa-metragem de Tae-hwa Eom, Sobreviventes: Depois do...
Gabriela Castello Buarque
Gabriela Castello Buarquehttps://estacaonerd.com/
Jornalista com Minor em Cinema. Apaixonada por terror, preto, Halloween e mais um monte de coisa "estranha".
Cheio de expectativas, O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas, lançamento da Netflix, traz a proposta de explicar os últimos momentos de vida da estrela, ícone da era de outro de Hollywood entre os anos 1950 e 1960, e os eventos que levaram a...Crítica | O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas