dom, 22 dezembro 2024

Crítica | O Sinal

Publicidade

O Sinal (Das Signal) é uma minissérie alemã que, como muitos filmes e programas de TV com aspirações cósmicas, imagina a vastidão do espaço como uma fronteira assustadora e desconhecida – e também como um útil pano de fundo para explorações de relacionamentos e questões humanas muito reais. A minissérie tem apenas quatro episódios de uma hora, mas nesse tempo ela faz muitas perguntas perspicazes e intrigantes sobre tudo, desde saúde mental até o primeiro contato com uma espécie alienígena. É na hora de fornecer as respostas que a série da Netflix enfrenta dificuldades.

Qualquer boa história sobre o espaço precisa de uma conexão com a Terra, e no caso de O Sinal isso é encontrado na família unida da astronauta Paula (Peri Baumeister), seu marido Sven (Florian David Fitz) e sua filha com deficiência auditiva Charlie (Yuna Bennett). Esta última é tão precoce e silenciosamente brilhante que às vezes parece feita para a TV, como se estivesse lá apenas para conectar certas pistas enigmáticas, mas a família como um todo é crível e seus relacionamentos fornecem aos elementos mais sombrios e conceituais uma camada de emoção e conexão humanas.

Cena da série ‘O Sinal’, da Netflix – Divulgação

Paula acabou de concluir uma missão na Estação Espacial Internacional financiada pela bilionária indiana Benisha Mudhi (Sheeba Chaddha), que dirige a empresa de pesquisa espacial privada Visions. O Sinal começa com Paula e outro astronauta, Hadi (Hadi Khanjanpour), retornando para casa, mas rapidamente fica claro que algo está errado. Paula reluta em implantar os paraquedas que trarão a nave em segurança de volta à Terra. Naquela noite, ela liga para Sven e faz vários comentários vagos que não fazem sentido. No dia seguinte, o voo que levava Paula e Hadi de volta à Alemanha desaparece, e todos os ocupantes são dados como mortos.

Publicidade

Essas partes iniciais funcionam muito bem, em grande parte porque são apresentadas a partir da perspectiva de Sven e Charlie, cujo desejo de se reunir com Paula era palpável o suficiente para que a perda pareça legitimamente dolorosa. A cena das famílias dos passageiros esperando ansiosamente o retorno de seus entes queridos, apenas para que uma terrível nova realidade se abata sobre eles, me lembrou de uma sequência igualmente bem feita no episódio 5 de The New Look (série da Apple TV+), onde prisioneiros franceses libertados de campos de trabalho nazistas voltavam cambaleando para suas famílias.

Enquanto fazemos comparações com a Apple TV+, a mais óbvia para O Sinal é Constellation, outro thriller enigmático e conspiratório sobre uma astronauta feminina que retorna para casa após uma temporada na ISS para descobrir que nem tudo está como deveria ser. Esta série adota um ângulo diferente e o calor do relacionamento de Sven e Charlie na ausência de Paula, sem mencionar a tendência mais amarga que emerge na personalidade de Sven quando as coisas ficam difíceis, proporciona um firmamento dramático mais eficaz.

No momento em que é revelado – quase no final do primeiro episódio-  que Paula aparentemente fez primeiro contato com uma raça extraterrestre enquanto estava a bordo da ISS, O Sinal levanta tantas perguntas potenciais que chega a ser avassalador. Segredos são revelados, tanto de natureza familiar quanto galáctica, e a minissérie se estabelece em uma divisão meio a meio entre sequências do presente de Sven e Charlie tentando juntar as peças e flashbacks de Paula a bordo da estação.

É aqui que as coisas começam a vacilar. A maioria dessas perguntas não possuem respostas satisfatórias, e o tempo de execução escasso mostra suas fraquezas ao privar os personagens coadjuvantes de profundidade e tornaram suas motivações nebulosas. O mais condenável, uma quantidade alarmante de tensão dramática é baseada no clichê extremamente desgastado “Ela está apenas louca?”, visto tantas vezes em thrillers e filmes de terror ao longo dos anos que seu uso excessivo aqui é profundamente decepcionante. “Ela está imaginando tudo por ser louca?” não está muito longe de “Foi tudo um sonho” no que diz respeito a reviravoltas potenciais.

O final apressado e um pouco insatisfatório é uma decepção definitiva, especialmente considerando o quanto O Sinal acerta no meio tempo. Seus personagens são relacionáveis e sua dinâmica é cativante, e as cenas ambientadas a bordo da ISS fazem um ótimo trabalho com o que se presume serem recursos limitados para capturar uma sensação de escala vertiginosa. Há mistérios mais do que suficientes para manter um espectador curioso ao longo dos quatro episódios.

A questão é como eles se sentirão depois que descobrirem tudo, quando os segredos forem revelados e O Sinal mostrar suas cartas. Isso é mais difícil de dizer, e pode variar, mas parece uma conclusão fraca e superficial para uma história com muito mais potencial do que consegue alcançar.

Publicidade

O Sinal está disponível no serviço de streaming da Netflix. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Interpretada por Angelina Jolie, saiba quem foi Maria Callas

MARIA CALLAS é o novo filme do diretor chileno...

SONIC 4: O Filme | Paramount confirma novo filme da franquia para 2027

Segundo informações da Variety, a Paramount Pictures está trabalhando em SONIC 4:...

Crítica | Um Homem Diferente

Em Um Homem Diferente (A Different Man), acompanhamos Edward...

Crítica | Nosferatu

Robert Eggers é, sem dúvidas, um dos diretores mais...
O Sinal (Das Signal) é uma minissérie alemã que, como muitos filmes e programas de TV com aspirações cósmicas, imagina a vastidão do espaço como uma fronteira assustadora e desconhecida - e também como um útil pano de fundo para explorações de relacionamentos e...Crítica | O Sinal