dom, 22 dezembro 2024

Crítica | Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Publicidade

Dirigido pelo vencedor do Oscar Asif Kapadia (Amy), o documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, lançado em 2010, aborda a trajetória do maior piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, que ganhou o campeonato mundial três vezes antes de morrer tragicamente aos 34 anos de idade.

Três décadas após o trágico acidente em Imola, na Itália, que custou a vida de um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, Ayrton Senna, orgulho e eterno ídolo de muitos brasileiros que acompanharam com emoção a sua memorável trajetória no esporte, continua vivo na memória de seus fãs e admiradores. Disponível na Netflix, o documentário de 2010 Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, do britânico Asif Kapadia, não só serve como um esquentamento para a série original do streaming baseada na vida do piloto, como também para reviver a memória de quem desfrutava de uma boa corrida nas manhãs de domingo, pois há bastante riqueza em detalhes tanto sobre Senna quanto a respeito da modalidade esportiva, em 1 hora e 40 minutos de um bem apurado material jornalístico, sob uma linguagem informativa que não deixa de apresentar uma construção generosa de imagens cinematográficas.

Imagem: Reprodução

Determinado em não sobrecarregar o documentário com informações excessivas, Kapadia e o roteirista Manish Pandley realizam um apurado de arquivos e depoimentos que contam, com dinâmica e fidelidade, a trajetória de Senna, desde o seu começo nas pistas, participando e conquistando o Campeonato Sul-Americano de Kart, em 1977 e 1980, até sua história na McLaren-Honda, que culminou em seus 3 campeonatos mundiais, sua adesão à Williams e, por fim, seu trágico destino no GP de San Marino. Entre o final do primeiro ato e toda a sua segunda parte, “Senna” detalha a rivalidade entre o campeão brasileiro e o corredor francês Alain Prost, também da McLaren, com quem chegou a ter uma desconfortável inimizade, ainda mais após os controversos eventos do GP do Japão, o que não só colocou a reputação de Ayrton Senna em jogo, entre 1989 e 1990, como também amadureceu o gênio do jovem piloto, tornando sua lendária passagem pela Fórmula 1 um desafio pela vitória e sobrevivência. Há diversos momentos de extrema sensibilidade no longa-metragem que mostram uma batalha, inicialmente introspectiva, enfrentada por Senna pela sua segurança nas pistas, que levou a patamares mais avançados, a ponto de discutir diretamente com as autoridades do campeonato.

Publicidade

Há um comovente foco na grande vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil, em 1991, onde o corredor conquistou seu terceiro mundial em casa, na cidade de São Paulo. O documentário não hesita em mostrar o quão importante fora a vitória de Senna para o Brasil naquele período conturbado que a nação estava passando, por conta das crises na recente democracia estabelecida no país, que gerava a extrema pobreza e aumento nos números da violência. Mesmo retratando Senna como um herói nacional, o documentário de Asif Kapadia também não tem medo em retratar o atleta como um ser humano verdadeiro, isto é, repleto de erros e conflitos. Não há intensões, por parte de Kapadia, de desmistificar Senna, tampouco de gerar ainda mais uma idolatria ao icônico atleta, deixando clara o seu compromisso com os fatos e com a importância histórica.

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão conta com um exímio e minucioso trabalho de edição, desenvolvido por Chris King e Gregers Sall que sabe intercalar suas imagens de arquivo e depoimentos para construir sua narrativa de maneira dinâmica e dispõe de uma curiosa adrenalina, tal como um carro de corrida em alta velocidade. Os emocionados e precisos depoimentos de Reginaldo Leme, renomado comentarista esportivo, Richard Williams, John Bisignano, Viviane Senna, irmã do piloto e fundadora do Instituto Ayrton Senna, e do próprio atleta, complementam a produção.

Imagem: Universal Pictures/Reprodução

Preciso e informativo na medida certa, editado com maestria e carregado de uma verdadeira nostalgia e respeito para com o atleta e o esporte, Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão é um dos melhores exemplos de como realizar um documentário biográfico com elementos assertivos.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Interpretada por Angelina Jolie, saiba quem foi Maria Callas

MARIA CALLAS é o novo filme do diretor chileno...
Dirigido pelo vencedor do Oscar Asif Kapadia (Amy), o documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, lançado em 2010, aborda a trajetória do maior piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, que ganhou o campeonato mundial três vezes antes de morrer tragicamente aos...Crítica | Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão