Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca é um dos concorrentes do Oscar 2021. O longa lançado na Netflix conta a divertida história de um alienígena com poderes estranhos que cai perto de Mossy Bottom Farm, e Shaun rapidamente faz um novo amigo. Juntos, eles devem fugir de uma organização perigosa que deseja capturar o visitante intergalático. O longa é uma sequência de Shaun: O Carneiro de 2015.
A Fazenda Contra-Ataca é um trabalho adorável que a dupla Richard Phelan (Damned) e do estreante Will Becher, que criam uma animação de modo criativo e meticuloso. A produção da Aardman Animations, responsável por obras como A Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (vencedor do Oscar 2005), entrega uma boa sequência, mas que deixa um pouco a desejar quando comparada ao 1º filme. Mas garanto, o filme é divertido! O longa conquista o espectador ao usar algumas referências do cinema para construir a base de sua história. Temos uma série de homenagens a clássicos como: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) e outros filmes do gênero de ficção científica. As homenagens são bem inseridas na trama e funcionam mais do que simples easter eggs, elas são importantes no desenvolvimento da história.
Um problema do filme é o seu ritmo que não é tão dinâmico, em especial no primeiro ato. Tudo ocorre em banho maria, mas chega o segundo ato onde o filme ganha ritmo e decola. O terceiro ato é empolgante, tocante e encerra a trama de modo magistral. As piadas metalinguísticas são divertidas e as sacadas do roteiro são geniais. Os personagens são carismáticos e muito bem desenvolvidos, incluindo os vilões que tem uma motivação crível. Mesmo sem falarem nada, todos em cena, são mais expressivos que muitos personagens de outros filmes.
Por fim, não posso deixar de citar a excelente técnica de Stop-Motion que é usada no longa, mesclando a técnica com efeitos digitais convincentes e que fazem jus a indicação ao Oscar 2021.
Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-ataca é diversão garantida. Um filme indicado pra toda a família e que mostra que o estúdio Aardman é diferenciado na técnica de stop-motion. Que venha a terceira aventura!!!