sáb, 20 dezembro 2025

Crítica | Valor Sentimental

Publicidade

As irmãs Nora e Agnes se reúnem com seu excêntrico pai, Gustav, um famoso diretor que desapareceu há muito tempo. Ele oferece a Nora o papel principal em seu novo filme.

Valor Sentimental funciona não só como um drama familiar com toda a questão de traumas e a busca por uma solução, mas também um ótimo comentário sobre a atual indústria do cinema. É um filme que traz uma questão interessante de um relacionamento complicado entre pai e filhas, com a ausência de quase toda uma vida presente. O interessante no filme é conseguir não cair em uma zona perigosa de passar pano para a situação do pai, mas sim mostrar como o personagem tenta encaixar o cinema, seu trabalho, para se reaproximar de suas filhas.

É um detalhe que funciona tanto de maneira na escrita quanto corporal ao longo do filme, conforme os personagens ficam afastados, situações de doenças ou ataques de ansiedade os provocam devido justamente essa distância e não resolução de conflitos. Tanto que na parte final, com a aproximação dos mesmos, eles encontram uma forma de diálogo entre duas pessoas extremamente difíceis de lidar e completamente parecidas.

Publicidade

E além disso, todo a narrativa que vai e volta no filme envolvendo a história tanto da casa quanto da família e suas gerações é riquíssimo . Trabalha de forma interessante nos traumas, tanto familiares quanto fatores externos como guerra e seus impactos. O contexto do suicídio da mãe do personagem do Skarsgard é excelente para pavimentar toda essa ideia de traumas e o cinema como um recurso para exorcizar, mesmo que involuntariamente, um acontecimento pessoal e eternizar isso em imagem e som. É a ideia da arte quando mais pessoal melhor o resultado.

A parte mais cômica do filme é precisamente utilizada tanto nos comentários que faz da atual indústria quanto nas mudanças e o personagem do diretor lidando com as novas exigências do cinema. O longa faz questão de mostrar a Netflix aparecendo para comentários sobre lançamentos no streaming/cinema, exigências e mudanças com o filme, diferentes abordagens que hoje não seriam tão convidativas dos produtores. Fora toda a brincadeira crível desses bastidores de cinema e festivais, é detalhadamente divertido.

E quanto às atuações, tudo muito escolhido a dedo aqui. De fato existe uma ciranda de protagonistas durante o filme, existem momentos da filha, Nora, e seu ponto de vista quanto ao pai e sua carreira de atriz. Existem também momentos muito interessantes quanto a irmã, Agnes, não só pelo núcleo familiar, mas sua profissão sendo usada para revelar mais detalhes do passado da família. Mas claro, todo o peso fica mesmo por conta da atuação monstruosa do pai, Gustav, interpretado por Bill Skarsgard, não só todo o peso por conta de uma vida repleta de traumas, ressentimentos, alegrias e principalmente o cinema como base de tudo isso.

Publicidade

E por meio de emoções conflitantes e com aspectos bem frios, o que pode acabar causando distanciamento em alguns momentos, Valor Sentimental é uma síntese de um pai procurando o único jeito de se relacionar com suas filhas; e o final encarna de maneira grandiosa esse peso de uma família com marcas, sejam elas na própria casa em si ou entre seus sentimentos.

Publicidade

Publicidade

Destaque

A Odisseia | Adaptação épica de Christopher Nolan com distribuição da Universal Pictures, ganha cartaz oficial

A Universal Pictures divulga hoje o cartaz oficial da produção épica “A Odisseia” novo e esperado filme de Christopher Nolan, ganhador do Oscar de melhor diretor e melhor filme por “Oppenheimer”. O longa é uma adaptação cinematográfica do poema de Homero, estrelada por Matt Damon e grande elenco.  Após a...

Crítica | Nouvelle Vague

Paris, 1959. Um realizador desconhecido, um produtor aventureiro, um...
As irmãs Nora e Agnes se reúnem com seu excêntrico pai, Gustav, um famoso diretor que desapareceu há muito tempo. Ele oferece a Nora o papel principal em seu novo filme. Valor Sentimental funciona não só como um drama familiar com toda a questão de...Crítica | Valor Sentimental