
Em 1938, uma versão radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, deixou em pânico ouvintes americanos ao noticiar uma invasão alienígena. 87 anos depois chega ao streaming do Prime Vídeo uma releitura tenebrosa do livro de mesmo nome, estrelada por Ice Cube (Anjos da Lei).
War of the Worlds (2025) é o novo filme do Prime Video nos apresenta Will Radford, um analista de segurança cibernética da Agência de Segurança Nacional dos EUA, que investiga ameaças, mas um ataque de uma entidade desconhecida o leva a questionar o que o governo pode estar a esconder.
A direção do estreante Rich Lee até consegue se mostrar interessante num primeiro momento ao apresentar um dia de trabalho na vida do protagonista, através de telas de computadores, iMac’s, iPhone’s e satélites. A ideia não é inovadora, mas num primeiro momento funciona. Porém a partir do surgimento dos Aliens, as coisas começam a decair em qualidade e lógica.

As atuações são o ponto mais frágil, pois os atores que compõem o núcleo principal ou são inexperientes ou não tem com o que trabalhar, já que o roteiro pouco agrega, são situações e comportamentos que beiram o ridículo. Cube mesmo em sua atuação só apresenta duas facetas: a de irritado e a de muito irritado. O comportamento de qualquer ser humano em um momento de desespero é largar o celular para focar em quem verdadeiramente importa, menos para os personagens dessa história. O protagonista devido as suas habilidades de dedilhar rápido prefere fazer tudo o mais longe possível da ação e ao invés de ajudar o governo, ou outras pessoas do planeta para combater a ameaça, ele prefere apenas salvar os seus filhos.
Pra piorar (sim, dá pra piorar) os diálogos do filme são expositivos e pra lá de vergonhosos. Os defeitos especiais seja para os aliens ou para “as cenas de ação” são artificiais demais, o CGI grita em tela e para completar a direção resolveu misturar cenas de tragédias (queimadas) e guerras reais com a presença dos aliens, deixando tudo pior e impossível de ser levado a sério. Algumas pessoas reais que aparecem na trama, tem os seus rostos borrados, provavelmente por causa da não liberação do direito do uso de imagem (em alguns trechos são usadas interferências para esconder a identidade e em outras, aplicaram apenas um borrão mesmo).
A produção (tenta tratar) trata sobre temas como: invasão alienígena, direito a privacidade e paternidade tóxica, mas no fim ela parece uma grande propaganda da Amazon. Não revelarei os detalhes vergonhosos, mas assista e aprenda em como não fazer uma propaganda em um filme e se prepare para gargalhar em vários momentos.
War of the Worlds é uma desastrosa adaptação do clássico livro de H.G. Wells e mostra que o fim do mundo não é tão ruim quanto parece, em especial se a gente precisar seguir vendo filmes como esse.