Publicidade
Publicidade
Início Críticas Crítica | What If…? (1ª temporada completa)

    Crítica | What If…? (1ª temporada completa)

    Infinity Ultron in Marvel Studios' WHAT IF...? exclusively on Disney+. ©Marvel Studios 2021. All Rights Reserved.
    Publicidade

    What If…?, é uma série de histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cujas histórias exploram a forma como o Universo Marvel poderia ter se desenrolado se certos momentos-chave de sua história não tivessem acontecido. O Disney+ lançou uma animação que se baseia nesse conceito e usa como base os acontecimentos vistos no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Mas será que a série animada da Marvel, agradou? Confira abaixo nossa análise completa.

    The Watcher (voiced by Jeffrey Wright) in Marvel Studios’ WHAT IF…? exclusively on Disney+. ©Marvel Studios 2020. All Rights Reserved.

    Os episódios de What…If? tem uma estética peculiar, mas que agrada. A construção dos cenários é RIQUÍSSIMA EM DETALHES. Em alguns momentos você irá achar que está revendo diversos trechos dos filmes em live-action da Marvel. A fotografia, em geral, é vívida e repleta de luzes que criam nuances que amplificam o que sentimos ao vermos essas cenas. O estúdio, ainda elabora uma montagem que faz as histórias fluírem de modo orgânico, dinâmico e sem atropelos. Em seus episódios, What If…? se sai bem na construção dos seus personagens principais de sua história e consegue elaborar novas dinâmicas entre personagens já conhecidos. 

    Os episódios de maior destaque são os dois últimos episódios, eles são espetaculares, em suas propostas. Os episódios mostram alguns visuais incríveis e mantém a história de modo simples, com um pequeno grupo de personagens. Em “O Que Aconteceria Se… Ultron Tivesse Vencido?” que é focado na Ascensão de Ultron, é o que possui as batalhas mais épicas de toda a temporada, mostrando como deveria ter sido a Era de Ultron nos cinemas. O episódio é um blockbuster repleto de ação interrupta, que deve deixar o espectador perplexo no fim. Já a sequência, que é focada nos heróis, não fica atrás, consegue dar encerramentos satisfatórios aos episódios que ficaram em aberto na temporada. Além de finalizar de modo tocante à série. Tirando esses dois, se destacam ainda na série: “O Que Aconteceria Se… O Doutor Estranho perdesse o coração em vez das mãos? , que é o melhor de todos, o modo como ele é narrado, a mensagem da obra e a reflexão que ela deixa ao fim são dignos dos quadrinhos, na qual a obra se baseia. O episódio “O Que Aconteceria Se… Zumbis!” , que clama por uma sequência. Os demais episódios tem uma estrutura muito parecida, substituindo alguns personagens em eventos-chave e explorando o que mudaria a seguir. Por se repetir, essa fórmula cansa e alguns episódios não são tão bons, como por exemplo o “O Que Aconteceria Se… Killmonger tivesse resgatado Tony Stark?“, esse é o episódio que tem a abordagem mais discreta e opta por reescrever o primeiro capítulo da vida de Tony Stark e Erik Killmonger. Quando parece que vai emplacar… Acaba. Isso é um defeito deste episódio e de outros da 1ª temporada, algo que acontece pelo menos três vezes, o que é frustante e dá a sensação de algo inacabado.

    Os caçadores de Easter Eggs da Marvel vão sorrir de orelha a orelha com o mar de referências, que a animação apresenta não só do MCU. É divertido rever algumas cenas e identificar a grande mistura que os episódios apresentam. Além disso, a Marvel brinca com o nosso imaginário e apresentar conceitos que podem ser utilizados no futuro do MCU, como o “ponto absoluto no tempo” que é visto e discutido no episódio focado no Dr. Estranho. A série ainda apresenta uma galeria de vilões, pra lá de interessantes e mostra algumas versões alternativas que são mais interessantes que as originais, como a versão vilanesca do Homem-Formiga. Um ponto negativo da produção, é que muitos dos atores originais não retornaram para dublar os seus personagens, mas quem optar por ver dublado, não irá se arrepender já que a dublagem brasileira segue fiel ao cinema e, é melhor que a original.

    Marvel Studios/ Divulgação

    A primeira temporada de What If…? é nostálgica e pra lá de divertida, é funciona como um primeiro passo para apresentar um universo de cheio de possibilidades. A série é curta , mas poderia ter alguns episódios desenvolvidos de melhor maneira. Talento e boas ideias existem, mas nem todas foram desenvolvidos com esmero. No mais, o saldo é positivo e garante a diversão. Que os novos episódios da segunda temporada, cheguem logo!

    Publicidade
    Publicidade
    ANÁLISE GERAL
    NOTA
    Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: hiccaro.rodrigues@estacaonerd.com
    critica-what-if-1a-temporada-completa What If...?, é uma série de histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cujas histórias exploram a forma como o Universo Marvel poderia ter se desenrolado se certos momentos-chave de sua história não tivessem acontecido. O Disney+ lançou uma animação que se baseia nesse conceito e usa como...
    Sair da versão mobile