What If…?, é uma série de histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cujas histórias exploram a forma como o Universo Marvel poderia ter se desenrolado se certos momentos-chave de sua história não tivessem acontecido. O Disney+ lançou a segunda temporada da animação baseada nesse conceito. Será que o novo ano da série animada da Marvel, agradou? Confira abaixo nossa análise completa.
Num resumo honesto e objetivo: sim, o novo ano de What If…? agrada. Mas é preciso salientar que vemos duas produções em uma. Se o primeiro ano apostou em contar histórias que no fim iriam se cruzar para contar algo maior. O novo ano resolve inovar um pouco na sua narrativa. Alguns episódios, são meras aventuras hipotéticas de ação e só querem contar uma divertida história de 30 minutos, sem prometer ou desenvolver muita coisa. Esses episódios estão localizados entre os cinco primeiros da segunda temporada e são aventuras triviais. Mas alguns episódios como Capitã Carter lutasse contra a Hydra Stomper?, E se… Kahhori remodelasse o mundo?, E se… Os Vingadores se reunissem em 1602?, tem suas tramas individuais, mas que por algum motivo convergem para algo maior. O motivo dessa relação é visto apenas em E se… Doutor Estranho Supremo interferisse?, episódio que encerra a temporada e funciona como um blockbuster de ação. Porém o último episódio para funcionar precisa de um conhecimento prévio da primeira temporada, mesmo que a produção insira um resumo da história anterior no episódio.
Os episódios de What…If? seguem tendo uma estética peculiar, mas que agrada. A construção dos cenários segue sendo rica em detalhes. Em alguns momentos você irá achar que está revendo diversos trechos dos filmes em live-action da Marvel. A fotografia é vívida e repleta de luzes e a montagem faz todas as histórias fluírem de modo orgânico, dinâmico e sem atropelos.
Os caçadores de Easter Eggs da Marvel vão sorrir de orelha a orelha com o mar de referências, que a animação apresenta. É divertido rever algumas cenas e identificar a grande mistura que os episódios apresentam. A série ainda mostra algumas versões alternativas que são mais interessantes que as originais, como a versão vilanesca do Peter Quill e a versão heróica de Hela. Muitos dos atores originais não retornaram para dublar os seus personagens, mas quem optar por ver dublado, não irá se arrepender já que a dublagem brasileira segue fiel ao cinema.
A segunda temporada de What If…? segue sendo nostálgica e pra lá de divertida. A produção está renovada até sua quarta temporada e promete ter como principal destaque a Capitã Carter. Vamos aguardar para ver o que o MCU reserva para o futuro da heroína.