De quantos dados preciso para jogar no meu smartphone?

Veja nossos últimos stories

Você adora jogar em qualquer lugar e a qualquer hora? Então, vai gostar de saber o que gasta mais dados ao jogar no smartphone, como economizar e garantir sua diversão de forma segura. Confira!

Vício para uns, passatempo para outros, os jogos de smartphone conquistam cada vez mais jogadores a cada ano, gerando cada vez mais novos títulos disponíveis.

Mas, com a popularização do smartphone e os planos de dados móveis, os jogos online estão cada vez mais presentes em nossos cotidianos. Mesmo os jogos mais simples podem ter ações que necessitem da internet.

Com isso, muitas pessoas se perguntam qual o plano de dados necessário para os amantes de jogos e quanto os jogos online podem consumir de seu pacote de internet móvel.

O que gasta mais dados em um jogo online de smartphone?

Se comparado a assistir vídeos online, os jogos têm um consumo mais baixo de dados. Depois de instalar o jogo em seu smartphone, as informações que o servidor troca com o dispositivo são simples. Já os vídeos requerem que cada frame seja renderizado, depois transmitido, tendo um consumo bem maior.

- Advertisement -

Em qualquer jogo, as informações de texturas e gráficos são geradas no hardware (no celular, no caso), e não dependem da internet para terem qualidade. Então, baixar os gráficos do jogo não fará com que ele gaste menos dados.

Já os jogos onde você utiliza o microfone para comunicar-se com sua equipe, utilizando o sistema VOIP, tem a tendência de utilizar mais dados por conta da comunicação estabelecida entre você e outros jogadores.

Jogos “Battle Royale” e o consumo de dados móveis

Os jogos Battle Royale são os jogos em que todos os jogadores ficam “presos” em um cenário e somente um sairá vencedor. O jogo atual que mais atrai jogadores é o Free Fire, seguido de Fortnite Mobile e PUBG Mobile.

Dentre os três jogos citados, o Fortnite Mobile é o que consome mais dados, seguido do Free Fire e deixando o PUBG Mobile na terceira colocação. Uma hora de Fortnite jogado em dados móveis gasta em média 50mb de seu pacote de dados, seguido de 30mb do Free Fire e 28mb do PUBG.

Seguindo este cálculo, se você jogar uma hora por dia utilizando os dados móveis, precisará de um pacote de dados com, no mínimo, 900 mb somente para os jogos. Sem contar uso de redes sociais, uso de mapas ou assistir vídeos no YouTube (que pode consumir mais de 240 mb por hora de uso).

Se você deixar o aplicativo rodando em segundo plano, você terá um consumo menor do que se fechar e abrir novamente, ao contrário do que muitos pensam.

A boa notícia é que os planos de internet móvel atualmente possuem pacotes acessíveis, desde o plano pré-pago, a partir de 1gb e com duração a partir de 7 dias. Além disso, a maior parte dos planos não limita e nem tarifa a quantidade de internet móvel utilizada para redes sociais e aplicativos de mensagens.

O indicado é um plano com no mínimo 3gb de internet por mês, para poder jogar à vontade e utilizar outros aplicativos sem se preocupar. A média de planos no Brasil com esse pacote de dados tem um custo a partir de R$ 39,90 mensais.

Dicas para não estourar o limite de dados móveis

Se você não quer pagar excedente de dados móveis ou ficar sem internet por conta dos jogos, existem algumas ações que podem ajudar:

●       Baixe os jogos e faça atualizações somente conectado em rede WiFi, esse tipo de instalação pode consumir muito de sua internet móvel;

●       Evite assistir vídeos ou ouvir música nas redes móveis. Os aplicativos de streaming atualmente permitem download para acesso offline. Faça o download de suas músicas preferidas ou vídeos que deseja assistir enquanto estiver conectado no Wi-Fi;

●       Crie limites de consumo de dados móveis para cada aplicativo, na seção de configurações do celular, para ficar sempre dentro do limite desejado.

Como jogar online com mais segurança?

Com os smartphones, estamos todos os dias conectados o tempo todo, e muitas vezes não pensamos na segurança de nossos dados e nosso dispositivo. Muitas vezes, instalar um antivírus em nosso dispositivo não é suficiente para nos proteger de ataques e invasões de hackers.

Uma alternativa que está conquistando muitas pessoas é a VPN. A Virtual Private Network pode ser usada em computadores, com opções de VPN para Windows e Mac, além de poder ser usada em dispositivos móveis Android e iOS.

A VPN permite uma conexão à internet com segurança, pois oculta seu endereço IP e sua localização real, mantendo-o protegido. Oferece, inclusive, proteção se você estiver conectado em redes Wi-Fi públicas, que geralmente deixam os dispositivos conectados vulneráveis a ataques.

Então, agora você já sabe como economizar dados para jogar em seu smartphone em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, sabe como proteger a sua navegação com o VPN. Agora, é só aproveitar para se divertir com segurança e economia!

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Maligno – Confira a crítica do filme Crítica – O Mauritano What If…? – Confira os easter eggs do sexto episódio! Crítica – The Voyeurs Confira 10 séries imperdíveis no Star+ Crítica – Sex Education: 3ª Temporada