Depois de três filmes contemporâneos passados em Bangkok, Nova York e Tóquio, a franquia de mistério ‘Detetive Chinatown’, que já rendeu mais de US$ 1,8 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhou seu capítulo mais ousado em 2025. Em DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900, a ação deixa os dias atuais para se concentrar na virada do século XIX para o XX, na cidade de São Francisco, nos EUA, onde o assassinato da filha de um congressista provoca turbulência social no distrito de Chinatown.
Com a novidade, os atores Wang Baoqiang e Liu Haoran, protagonistas em todos os filmes da franquia, repetem a parceria, mas assumem outros papéis nesta nova produção. Eles vivem, respectivamente, Ah Gui, um homem que quer vingar seu pai adotivo, e Qin Fu, jovem conhecido por resolver questões difíceis através da lógica. A dupla é acionada pelo líder local Bai Xuanling, cujo filho é o principal suspeito do crime. Juntos, eles tentam desvendar o caso.
Bai Xuanling é interpretado pelo astro chinês Chow Yun-Fat, dos clássicos de ação ‘Fervura Máxima’ e ‘O Tigre e o Dragão’, enquanto o norte-americano John Cusack, conhecido por ‘Quero Ser John Malkovich’ e ‘Alta Fidelidade’, vive o congressista Grant. É a segunda vez em que Cusack trabalha com o cineasta Chen Sicheng, depois de ‘Decoded’ (2024).
DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900 é o primeiro filme da franquia em que Chen Sicheng compartilha o comando com outro diretor. Dai Mo, que já tinha dirigido episódios de uma série de TV inspirada nos filmes, divide o trabalho com ele. O novo longa estreou na China no começo de 2025 e já é a terceira maior bilheteria do ano em todo o mundo, com US$ 488 milhões.
Com distribuição da SATO Company, DETETIVE CHINATOWN: O MISTÉRIO DE 1900 tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 15 de maio.