DualSense – Sobre o novo controle do Playstation 5

Veja nossos últimos stories

Nas outras apresentações da SONY, de tudo aquilo que foi dito até agora sobre o Playstation 5, muita atenção foi dada ao seu controle, chamado agora oficialmente de DualSense.

Mudando a tradição do nome, ao invés de se chamar DualShock 5, dando uma sequencia direta aos seus predecessores como acontece com o nome do próprio console, dessa vez, a SONY optou por fazer algo diferente e trazer um nome novo, com a palavra Sense, que remete a sensações.

A primeira coisa que chama atenção neste controle é o seu visual, que se assemelha muito ao do Nacon Revolution Pro do PS4, que por sua vez, tem um desenho bem semelhante ao do seu principal rival, o Xbox One e também se parece com o controle Pro do Nintendo Switch.

Mas o que importa mesmo na hora de jogar é a ergonomia, ou seja, o conforto que o controle proporciona às suas mãos. Nesse caso, é de se esperar que a tendência nos controles é de fiquem muito parecidos, já que o propósito de todos eles é o mesmo, se encaixar perfeitamente na mão de todo mundo.

Outro detalhe que se destaca são as cores, preto e branco, mantendo o LED no meio. Se mantiverem o padrão dos controles anteriores, que seguem as cores do console respectivo, será que o Playstation 5 também será preto e branco? Essa é uma especulação bem plausível, apontada por vários especialistas em games na internet.

Em funcionalidades, a que mais se destaca até agora, é a mudança do botão Share, que passa a se chamar Create. Tudo indica, que o Playstation 5 irá trazer mais ferramentas para podermos trabalhar o material compartilhado nas redes sociais, talvez um editor de vídeo simplificado, com efeitos ou coisas do tipo. Pessoalmente eu creio que esta seja uma tendência muito provável de ser adotada nos consoles da próxima geração.

- Advertisement -

O uso do nome Sense vem do fato de que o controle promete uma sensação ao tato aperfeiçoada, algo que nos faz lembrar dos controles do Nintendo Switch, que possuem um nível de sensibilidade de vibrações e movimentos, muito superior ao dos outros consoles.

Ainda não dá pra saber se isso será algo relevante ou mais um apetrecho daqueles que em pouco tempo, esquecemos que existe, como o sensor de movimento dos Dualshocks, que foi muito pouco explorado no Playstation 3 e 4.

Algo já revelado anteriormente e que me intriga bastante, é a mudança nos botões L2 e R2, os gatilhos, que segundo a SONY, podem ter seus sensores de pressão personalizados de acordo com o jogo. Ou seja, em um jogo de corrida, os gatilhos podem oferecer uma resistência firme, como a do acelerador de um carro, assim como, o gatilho pode exigir mais ou menos pressão em um jogo de tiro, semelhante à diferença de se disparar uma arma automática, semi-automática ou uma espingarda, por exemplo.

Uma das principais reclamações dos donos de um Playstation 4, é que, apesar do controle oferecer a vantagem de possuir uma bateria integrada, ela dura muito pouco. Felizmente a SONY confirmou que o DualSense terá uma bateria maior que a do seu predecessor, porém, não especificou quanto tempo ela durará em jogatina e não deu maiores detalhes.

Uma coisa que vale destaque e eu vi pouca gente comentando, é que, apesar do LED no novo controle permanecer, ele parece estar mais discreto que no DualShock 4. As luzes, nesse caso, não são meramente estéticas. Embora chamem atenção e sejam customizáveis, com vários jogos se valendo deste recurso, uma das suas principais funções é a sua detecção pela câmera ao ser usado junto com o Playstation VR.

Isso pode indicar que o próximo dispositivo de realidade virtual da SONY, que também já foi prometido pela empresa, pode não usar a mesma tecnologia do PS VR atual, ou ser, capaz de detectar o controle mesmo que ele emita menos luz, o que é bom! Já que as luzes também são algo que contribuem para que a bateria se consuma mais rapidamente.

Pena que a SONY fez uma apresentação muito simplificada deste novo controle. Para quem é das antigas como eu, se lembra que nas outras gerações, as divulgações eram muito mais da hora. Cada notícia sobre um novo console ou periférico era dada na forma de um evento ou em um vídeo de apresentação pelo menos, mas desta vez, não foi bem assim.

Isso pode ser um reflexo atual do mundo no qual estamos vivendo, com vários eventos cancelados por conta do coronavírus, mas também pode ser uma certa soberba da empresa, que se sente no domínio do mercado de games e não sente a necessidade de investir em publicidade para agradar os seus clientes, mas vai saber!

Macaoshttps://estacaonerd.com/games
Macaos - Graduado em Jogos Digitais e desde 1998. escrevendo em sites e fóruns de games. Antes disso, colaborador em locadoras de games no início da década de 90; Emfim... um Old Gamer com muita experiência.

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Maya e os 3 Guerreiros- Confira a crítica da animação Uncharted – Confira o primeiro trailer do filme Duna – Confira a crítica do filme Mês do Horror – Qual filme marcou sua vida? Duna – Confira a crítica do filme Peçanha Contra o Animal – Confira a crítica do filme