O diretor Denis Villeneuve revelou em entrevista ao ComicBook suas principais inspirações para gravar Duna. Confira:
”Em primeiro lugar, é estranho pensar que Star Wars foi tão profundamente inspirado por Duna, e agora estou fazendo um filme sobre Duna, e profundamente influenciado por Star Wars. Eu nasci com Star Wars, então era como o elefante branco na sala quando começamos a projetar essa adaptação, e encontramos nossa própria identidade em um mundo onde uma besta tão grande já existe. De qualquer forma, também há Lawrence da Arábia de David Lean, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola… São filmes que me influenciaram por vários detalhes. Quando você é um cineasta por tanto tempo, tem um acúmulo de influências, mas eu diria que a principal influência foram provavelmente as graphic novels que li quando jovem, escritas por Druilett e Bilall e Moebius, todos aqueles artistas da Europa, e da França, tiveram um tremendo impacto em mim.”
A jornada de um herói mítico e emocionalmente carregado, Duna conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido para um grande destino além de sua compreensão, que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e seu povo.
À medida que forças malévolas explodem em conflito pelo suprimento exclusivo do recurso mais precioso que existe no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – apenas aqueles que podem vencer seu medo sobreviverão.
Duna já está em cartaz nos cinemas brasileiros.