Se você é do tipo que curte um visual diferenciado, seja para jogar, interagir com amigos ou transmitir lives, este fone é o que você procura para conseguir se destacar.
Fones com orelhinhas não são nenhuma novidade, porém, não estamos falando de um fone qualquer encontrado em bancas de rua, e sim de um fone premium de alta performance, criado pela Edifier, uma empresa de áudio conceituada, que traz produtos de qualidade com uma excelente relação custo benefício.
O headset G5BT CAT da HECATE, linha gamer da Edifier, está disponível em três cores, azul claro, rosa claro, branco e preto. Ele tem orelhas com led RGB que se prendem ao fone por indução magnética, são fáceis de conectar e desconectar, bastando encostar as orelhas na marcação superior da alça do fone.
Este fone é baseado no original G5BT da Edifier e tem as mesmas características técnicas, a única diferença são as orelhas e o valor, já que o fone G5BT é encontrado no site da Edifier por R$439,20 (preço promocional da data desta postagem), enquanto que o G5BT Cat custa R$699,00.
As orelhinhas são revestidas de silicone macio, que as protege de quedas, já deixei cair algumas vezes e continuam intactas. Elas se conectam muito facilmente, o que também faz com que as orelhas se soltem muito fácil com movimentos bruscos ou esbarrões. É preciso se atentar a este detalhe, pois as orelhas ainda não estão disponíveis para reposição no site.
Este é um fone robusto, construído com materiais de muito boa qualidade, as alças são de metal, tornando-o muito resistente. As espumas são macias e confortáveis, porém o revestimento tende a desgastar com o tempo. Felizmente a Edifier oferece as conchas acústicas para reposição.
Cada orelha pesa cerca de 25 gramas, somadas ao headset totalizam 412 gramas. Por ser fabricado com materiais resistentes é mais pesado do que os fones baratinhos. A distribuição de peso é equilibrada e a espuma interna do arco é macia e confortável, sem causar incômodo após uso contínuo (no meu teste, usei por cerca de 4 horas sem desconforto).
O G5BT CAT vem com uma case rígida que comporta bem o fone, as orelhas e os cabos, isso facilita o transporte, já que este é um fone compatível com PC, Android, iOS e Nintendo Switch. O fone é dobrável e compacto e por isso é muito importante as alças metálicas, garantindo a segurança contra quebras, mesmo com o transporte diário intenso.
O microfone tem uma excelente qualidade de áudio para um fone gamer, bem acima da média dos fones dessa categoria. Ele isola bem o áudio, captando com clareza a voz do usuário enquanto evita que sons externos sejam captados, assegurando uma boa comunicação para jogos online ou chamadas de áudio e vídeo no celular ou computador. O microfone tem um LED branco que identifica quando está ativo e um cabo retrátil que o esconde para facilitar no transporte.
O fone conta com 5 botões de borracha nas conchas acústicas, um para mutar o microfone, dois para aumentar e diminuir o volume, um para ligar e desligar e o último que o manual referencia como multiuso.
Os botões possuem as funções de on/off, play/pause, avançar/voltar uma música, aumentar/diminuir volume, atender/rejeitar/terminar chamada, acesso a Siri ou Google Assistente, mudança de cor RGB dos LEDs e mudança entre os modos Music Mode e Game Mode.
Na concha do lado direito está o botão que controla os padrões de luz dos LEDs, ao pressionar duas vezes ele alterna entre as programações de iluminação pré-definidas. Embora haja uma variedade significativa de cores e efeitos de iluminação, infelizmente as luzes não são customizáveis, não é possível deixar cada LED de uma cor ou fazer combinações livremente, é preciso se contentar com os padrões que vem de fábrica, que são muito bonitos, entretanto, seria legal ter um software controlando essas funções.
Além dos LEDs para fins estéticos no fone, ele também possui uma luzinha que pisca em azul para indicar o pareamento bluetooth e em vermelho quando a bateria está acabando.
Os modos Game Mode e Music Mode trazem maior versatilidade, já que alguns fones específicos para o público gamer, não são muito bons para ouvir música. O G5BT CAT entrega um bom trabalho na execução de música e nos jogos, sendo um diferencial entre os fones gamers nessa faixa de preço.
Quanto ao som, as conchas com drivers dinâmicos de 40mm entregam um volume alto e suporte surround 7.1 virtual, trazendo um som envolvente, com um bom direcionamento de áudio e isolamento passivo do som, graças ao tamanho das conchas e ao material de revestimento das espumas.
O Edifier HECATE G5BT CAT vem com um cabo usb tipo C, um cabo P2 comum de fones de ouvido, caso fique sem bateria, um manual de instruções, um termo de garantia em vários idiomas, inclusive português e o mais importante, uma case resistente à água, feito de material rígido que protege e comporta bem o fone, os cabos e as orelhinhas. Seu formato é compacto e fácil de transportar.
CONCLUSÃO
Pontos Negativos:
- O G5BT CAT é tão bom quanto o G5BT, mas as adoráveis orelhinhas aumentam o custo final.
- As espumas não passam um aspecto de alta durabilidade, mas são extremamente confortáveis.
- A luz do microfone é branca e não dá pra mudar.
- Não é possível carregar o fone e utilizar o bluetooth ao mesmo tempo, porém é possível usá-lo no cabo P2.
- O HECATE G5BT CAT tem drivers de 40mm concorrendo com o HECATE GX que tem fone de 50mm.
- Faltou um software de gerenciamento das cores dos LEDs e equalização.
- As luzes não funcionam com o cabo P2.
- A assinatura de áudio é ideal para jogos, música pop, hip hop e eletrônica, mas precisa de equalização para rock, música clássica e acústica.
- A bateria leva 3 horas para uma carga completa.
- É preciso segurar o botão on/off por muito tempo para ligar ou desligar.
Pontos Positivos:
- Cabo de carregamento no padrão USB-C.
- Possibilidade de usar com cabo P2 de 3.5mm, incluso e de fácil substituição, mesmo sem carga na bateria.
- Bluetooth de conexão rápida e com bom alcance, mantendo o som limpo até 15 metros de distância (verificado em nossos testes).
- Microfone retrátil com isolamento de ruído externo.
- Espumas e conchas acústicas confortáveis com bom isolamento passivo.
- As espumas são confortáveis mesmo para quem usa óculos, brincos e piercings.
- LEDs com cores bonitas e vibrantes, visíveis inclusive à luz do dia.
- O fone é dobrável, tornando-se compacto e fácil de transportar, com articulações em metal.
- Bateria dura cerca de 14 horas com as luzes acesas e 38 horas com as luzes apagadas.
- As orelhas são facilmente removíveis, alternando de um visual divertido para neutro instantaneamente e vice-versa.
- Baixa latência de apenas 45ms, excelente para jogos.
- Fácil troca de cores dos LEDs, basta dar um duplo clique em um botão.
- Botão para mutar o mic, bem posicionado, fácil de localizar ao toque.
- Case rígida, impermeável, comporta tudo que precisa e é compacta.
- O fone passa informações como modo de uso e pareamento bluetooth através de mensagens de áudio.
Unboxing e primeiras impressões do HECATE G5BT Cat, um fone gamer da Edifier, marca renomada de equipamentos de áudio. A análise detalhada deste headset você encontra no site estacaonerd.com