seg, 23 dezembro 2024

Entrevista | Casters de E-sports Maah Lopez e o Felipe Tonello

Publicidade

Muito bem galera do Estação Nerd, estou aqui com o Felipe Tonello e a Maah Lopez, eles que são casters do jogo do jogo de sucesso Valorant e também de outros games e que vão conversar conosco sobre a carreira de narrador de E-sports e também darão dica para quem quer ingressar na profissão.

Tonello, Prazer falar com você, Maah, prazer falar com você, muito obrigado pela entrevista.

Tonello – Tamo junto, cara. O que precisar, estamos aí, é uma honra também.
Maah – Eu que agradeço o carinho e o convite também para estar aí junto.

Publicidade

Gente, eu vejo uma galera muito grande, muita gente tentando iniciar a carreira como streamer, tentando iniciar a carreira como caster… então primeiro de tudo gostaria que vocês contassem como começaram e também uma dica pro pessoal que de repente tá começando a fazer streamer, qual a dica que vocês dariam para essas pessoas?

Tonello – Cara, eu vou falar mais a parte de caster né? Porque eu como streamer não fiz tanto tempo assim, mas pra mim eu sempre falo, cara, é começar. Pega as voids online, ficam salvas, né? As voids aí, nas transmissões inteiras e tal do Valorant, de LOL de qualquer jogo e aí assim beleza que é mais difícil você achar a void sem a narração mas mesmo que tenha narração muta, não tem problema, deixa mais de fundinho e tal, claro que não é a mesma coisa né? Você narrar sem som e com som, mas ainda assim já é algo e aí você começa a entender, tenta fazer, compara com os profissionais, fala, “cara, por que aqui o meu tá dando mais certo?” E aí, depois disso, você vai melhorando, vai conseguindo pequenos campeonatos pra fazer e vai engrenando, né, por que daí você vai fazendo networking, vai conhecendo pessoas, até chegar e ter oportunidades em empresas maiores. Foi assim que eu comecei em 2014 até me profissionalizar em 2018, foi nessa batalha, fazendo vários eventozinhos e tal, melhorando, estudando e o casting é uma profissão, cara, é uma evolução constante, não é só chegar e falar, então é começar começar do começo, não tem muito o que fazer não, meter a cara, sabe?

E você Maah, como que foi tua introdução nesse meio, nessa profissão e o que você daria de conselho pro pessoal que tá chegando agora?

Maah -Bom! eu comecei como streamer né?! Em 2018 também e assim! pra mim foi muito por acaso, eu acho que o maior destaque que eu pude ter foi a forma como eu me comunicava né? E acho que até hoje é meu grande diferencial também, acho que a dica que eu posso dar pras pessoas é autenticidade. Acho que esse é um ponto muito importante porque muitas pessoas que querem adentrar ao cenário, seja como streamer e caster e afins, a pessoa sempre tenta buscar alguém como referência. Isso é muito legal. Mas eu acho que você tentar trazer muito daquilo que a pessoa traz não te torna um diferencial e não te torna notado. Então, é muito importante você ser autêntico naquilo que você procura fazer, estudar bastante, que eu acho que é isso que faz parte também, né? Do casting de modo em geral e sempre buscar esses pontos ali de referências, pontos que você acha como essenciais, ali você crescer e aí eu acho que o resto é o tempo que pode dizer porque nada maior do que a experiência você viver esses momentos pra ir aprimorando aquilo que você está fazendo ali de fato.

O Valorant é novo no cenário competitivo relativamente, acho que nós podemos dizer assim e eu gostaria de saber de vocês quando surge um jogo novo, como que é estudar esse jogo para poder narrar e comentar. Como é esse trabalho de vocês? Porque é um mercado que eu vejo que… acho que talvez vocês concordem comigo, está em constante evolução, né? De repente nós temos o jogo A, B e C e de repente surge um jogo que estoura e o cenário competitivo desse jogo se torna grande também, né?

Maah – É, a gente tem muitas variações de games, né? Eu acho que o que facilita o estudo é que muitos dos jogos hoje em dia não fogem muito do padrão é (……), Battle Royal, você tem “MOBAS” e afins, então são jogos que de certa forma já tiveram alguns outros padrões de estudo ou até mesmo a base, isso facilita muito pra você entender, o jogo o próprio Valorant é um FPS a gente sabe que já teve FPS também mais antigos, jogos que a galera jogava na lan house. Então assim, o arroz com feijão do jogo é mais fácil você entender. E aí vai, basta você adaptar esse estudo, esse conhecimento que você tem de outro jogo e trazer ele pra dentro desse jogo novo e aí você começa a criar hipóteses, teorias, táticas, estratégias e é o que a gente tem visto muito hoje em dia, né? Muitas das equipes também, principalmente a Loud tiveram jogadores que passaram por essa adaptação de mudar de jogos ali e trouxe desse conhecimento também pra poder somar. Então, acho que o ponto importante é sempre o estudo, claro, mas você também ter como base outros jogos que se parecem um pouquinho ali, soma bastante, a junção perfeita pra você ter sucesso.

Publicidade

Quando saiu o Valorant, foi tranquilo pra você assimilar, regras, posicionamentos, tática…?

Tonello – Cara eu comecei a trabalhar com Valorant também é logo no iniciozinho né? E foi bem legal porque como a Maah disse, eu já tinha um conhecimento de outros jogos e eu já tinha trabalhado com FPS com enfim… uma pá de jogo, né? Com essa, com essas coisas um pouco parecidas assim, aí foi um pouco mais tranquilo pra mim, mas eu acho que também vai muito por esse lado de você pegar a experiência que você já tem e ver essa nova oportunidade de um jogo novo como uma oportunidade criativa também né?! Você fala “olha ah no outro jogo assim que funciona aqui como que eu vou chamar tal lugar? Como que eu vou propor essa narração? O que fica legal? O que de repente encaixa né?” A comunidade é nova, tem espaço pra memes, tem espaço pra expressões e enfim tudo o que dá pra você fazer e eu sempre fui muito nessa veia criativa, sempre gostei muito dessa veia irreverente e aí pra mim foi assim, eu olhei pro jogo, eu tava no LOL ainda, né? E eu olhei pro jogo e não estudei a fundo, mas eu pelo menos me inteirei do que estava acontecendo, baixei o Beta, joguei, conheci os personagens, né? Os agentes, o que eles fazem, os mapas e tal pra saber o que está acontecendo. E aí depois quando eu vim pro Valorant, aí sim que eu mergulhei, caí de cabeça e aí comecei a entender o jogo um pouco mais a fundo e ainda tô né? Nesse processo de estudo e de evoluir assim essa habilidade de de análise, né?

Gente, desde já eu queria agradecer demais vocês, não só pela entrevista, mas também pela simpatia que vocês tiveram comigo, com o pessoal do Estação Nerd e por último eu queria saber, futuros projetos, redes sociais de vocês, divulga aí pra galera o que que vocês quais são os próximos passos aí nessa carreira de vocês que ainda vai muito longe?

Maah – Cara, minhas redes sociais é Maah com dois A, G Lopes com Z (@maahglopezz) O que eu posso dizer é que o futuro nos reserva coisas maravilhosas e eu não curto muito fazer planejamentos. Eu gosto de simplesmente viver o momento que é o que está acontecendo aqui agora. Então o que eu posso dizer é para as esperar sempre o máximo de mim porque eu estou aqui e vou procurar evoluir, estou buscando melhorar e sempre aprendendo e acho que é o que eu posso dizer no momento né?! Mais novidades também nas minhas redes aí, muitas coisas que podem acontecer no decorrer do ano e sem dúvida a galera vai ser a primeira a saber

Tonello – É isso, “tamo junto cara” minhas redes sociais são todas @tonellotv igualzinho “Tonello” com dois “L” né?! Então é só procurar lá e sobre novidades… continuar no Valorant, continuar com essa comunidade tão apaixonada e tão legal que recebeu a gente tão bem né, e que está sendo realmente muito incrível trabalhar com o jogo e também em breve pretendo soltar alguns conteúdos da mesma maneira que eu fazia no Wild Rift só que agora voltados para o Valorant, só que… de novo né… como teve essa maratona agora do Lock In e também, óbvio eu estou nesse processo de estudo do jogo e eu já soltava um conteúdo um pouco mais analítico, mais de dicas eu não queria soltar qualquer coisa aleatória então estou conseguindo estudar bem, está em processo de produção, acredito que dentro de 1 mês mais ou menos começa a sair, e aí é legal porque abrange tanto o pessoal que já sabe jogar e que busca no conteúdo uma dica mais avançada, quanto uma galera que talvez assistiu o Lock In e decidiu começar a jogar e não sabe muito bem como que funciona, então podem esperar então também esse tipo de conteúdo.

Muito bem gente para mais informações não só sobre o Valorant mas sobre E-sports e jogos de uma forma geral fiquem ligados no estacaonerd.com um grande abraço.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.