Para fechar com chave de ouro o mês mais nerd do ano, o Estação Nerd conversou com Felipe Folgosi, ator que já teve trabalhos em praticamente todos canais abertos da TV nacional, além da HBO e atualmente no Canal Universal com 171 – Negócio de Família. É também um autor premiado no Concurso Nacional de Dramaturgia com a peça “Um Outro Dia”, além de apresentador e roteirista. Lançou a Graphic Novel AURORA  que está sendo muito bem aceita pelo público e crítica e já trabalha na sua segunda HQ chamada Comunhão.

E.N. : Acredito que quando criança você  lia muitos livros e HQS. Quais deles eram seus favoritos e te inspiraram pelo menos um pouco para a idéia inicial de Aurora?

     F.F. : Na verdade o Aurora nasceu como um roteiro de cinema, através de uma brincadeira que uma ex-namorada fez pelo fato de eu ter muitos sinais de nascença, então não houve nenhuma inspiração direta de HQ para o Aurora. Mas quando quis adaptar para os quadrinhos, uma referencia que eu citava para os artistas, principalmente pelo estilo narrativo foi “O Cavaleiro das Trevas”. 

CCXP

E.N. : O público do universo das HQ’s são muito fiéis, mas também muito críticos. Você passou por algum tipo de discriminação no início até conseguir mostrar que tinha um ótimo trabalho em mãos ?

     F.F. :  Pouca gente, realmente sou grato aos quadrinistas que me receberam muito bem. Claro que como você colocou, existe as pessoas que ficam com o pé atrás mas posso dizer que noventa e nove por cento da crítica e mais importante, do público, recebeu positivamente o Aurora e por consequência passaram a acreditar que realmente gosto de quadrinhos e procuro fazer o melhor produto possível.       

20140126_152223

E.N. : Aurora levou 10 anos pra ser realizado. Qual foi seu maior desafio nesse período todo?

     F.F. : Primeiro foi escrever um roteiro de ficção do jeito que eu queria, com bastante pesquisa, com referencias científicas reais mas com personagens cativantes e uma trama que prendesse o público. Depois foi encontrar o caminho de como transformar um roteiro de cinema em HQ e por último todo o aprendizado de como produzir um quadrinho.

E.N. : Ouvi dizer que você é um grande fã de Star Wars e um nerd assumido desde pequeno, agora tem a chance de estar vivendo isso em eventos, feiras etc. Qual a experiência disso ? É algo muito diferente de tudo o que você já fez ?

     F.F. : Sim, tudo isso é verdade (risos). Por causa da minha carreira de ator estou habituado a lidar com o público, a diferença é nos eventos poder dividir com todos um trabalho que tenho muito orgulho e muitas vezes ouvir pessoalmente a opinião de leitores que já compraram o Aurora e voltam para cumprimentar e trocar ideias sobre a história, novos projetos, enfim é uma troca muito gratificante para mim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E.N. : A HQ Aurora inicialmente foi criada como um roteiro de cinema. É uma meta ou um sonho levar a história para o cinema nacional ?

     F.F. : Estou muito realizado com o Aurora no formato de quadrinhos, mas claro que gostaria que ele fosse para outras mídias porque aumentaria a abrangência de público. Vamos ver, quem sabe acontece.

E.N. : Você está pra lançar mais uma HQ, Comunhão. O quanto o projeto de Aurora foi importante para essa nova HQ ?

     F.F. : O Comunhão também nasceu como roteiro de cinema, então o Aurora foi essencial como aprendizado em produção de quadrinhos. Também foi importante para que o público me conhecesse como autor e fez com que a galera esteja animado, aguardando o Comunhão. 

Fnac

E.N. : Apesar de ser uma história fechada, o Aurora vai ter continuação?

     F.F. : Vai sim. Terminei o roteiro ano passado e espero começar a produzir ainda esse ano para lançar em 2018, então, galera que gosta de apoiar, aguarde que depois que lançar o Comunhão, devo fazer o crowdfunding em breve.

E.N. : Aurora é ficção científica, já Comunhão é um tipo de suspense e terror psicológico, você pretende escrever sobre vários gêneros ou está formando o seu estilo próprio ?

     F.F : Ao longo dos anos escrevi vários gêneros diferentes, dramas, comédias românticas, ação, mas acho que um estilo pessoal acaba aparecendo em todos eles.

Acompanhe mais sobre as HQs e o próprio Felipe!

HQ Comunhão: https://www.facebook.com/ComunhaoHQ/

HQ Aurora: https://www.facebook.com/hqAurora/

Instagram: https://www.instagram.com/felipe_folgosi