sex, 10 janeiro 2025

Entrevista | Ian SBF e Thobias Daneluz, criadores da Sociedade da Virtude

Publicidade

Eu tive a oportunidade de entrevistar Ian SBF e Thobias Daneluz, que são os criadores da Sociedade da Virtude. A animação começou no YouTube e com o sucesso começou a ser transmitida pelo streaming Max e pelo Adult Swim. Na entrevista, eles falaram da Sociedade da Virtude de uma forma geral e também do episódio especial de Natal e dos planos para o futuro.

Confira a entrevista:

Marcel Botelho: Eu tenho o prazer de entrevistar o Ian SBF e também o Thobias Daneluz. Eles que são criadores da Sociedade da Virtude, que é uma animação que vem fazendo um sucesso enorme aqui no nosso país. Primeiramente, um prazer muito grande entrevistar vocês. Obrigado, gente.

Publicidade

Ian SBF: Muito obrigado.

Thobias Daneluz: Poxa, valeu mesmo, cara. Obrigado. A gente que agradece aí a atenção. Valeu.

Marcel Botelho: Gente, em primeiro lugar, eu gostaria de saber de vocês dois como foi o processo criativo da série, de onde surgiu a ideia inicial, como que começou a Sociedade da Virtude?

Ian SBF: Cara, eu acho que começa de um lugar pra gente que é muito fácil, porque a gente ama quadrinhos, super-heróis, cultura pop no geral, eu venho do YouTube, Thobias desenha desde que ele nasceu, então acho que meio que a gente uniu tudo que a gente ama, tudo que a gente gosta, e quando você mistura tudo isso daí… acaba virando a Sociedade da Virtude. Então, era um caminho muito natural de acontecer, né, Thobias?

Thobias Daneluz: É, e a gente sempre, como o Ian falou, a gente sempre teve isso dentro de nós, a gente também foi entrevistado e ele falou, nós não procuramos fazer algo porque estava em, sabe, em evidência, a gente gosta disso, desde que a gente era criança, a gente lê quadrinhos, gosta de cultura pop, então foi uma coisa muito fácil de se resolver e, obviamente, também o desafio, quer ou não, mais fácil para nós, porque a gente tem esses conteúdos todos meio que prontos já na nossa cabeça, porque a gente cresceu fazendo tudo isso, então a criação da Sociedade da Virtude, ela vem muito dessa paixão que a gente tem pela mesma coisa, mas e a gente quer contar da nossa forma, de uma forma diferente. Então é uma visão diferente do mundo que já está aí, mas nós temos essa coisa de vamos fazer do nosso jeito.

Marcel Botelho: E vocês acham que é importante abordar o gênero de heróis de outras formas para que ele não fique saturado e cansativo? Como já está.

Ian SBF: Olha, pra gente é bom que quanto mais ele se satura e quanto mais a galera fica irritada, pra gente tá bom, porque a gente faz piada disso. Então, assim, essa é uma boa situação. Quanto pior, melhor pra gente, que nós conseguimos fazer mais piada, sacanear mais. Então, por incrível que pareça, é um bom cenário.

Publicidade

Thobias Daneluz: Acho que a gente entrou, a gente começou ali em 2017… Acho que a parada dos heróis do cinema ainda estava em alta. E a gente já usava as decadências como linha de roteiro, como ideia. E, cara, quanto mais tiver essas coisas, quanto mais tiver essa coisa, essa saturação, esses filmes novos meio que falando a mesma coisa, com o mesmo estilo, é melhor para a gente, porque ali a nós começamos a encontrar coisas dentro do filme, algumas coisas que não fazem muito sentido, que dão ideias para os nossos roteiros, para os nossos personagens. Então, se a gente já fazia isso quando esse universo de heróis era uma parada hypada, estava totalmente no hype, agora a gente vai ter mais ideias ainda, porque é justamente aí que a gente entra. Vamos contar piadas sobre isso e tornar esse universo de super-heróis um pouco mais leve também. Eu acho que hoje eles estão indo para um caminho muito sombrio e realista, muito sério de super-heróis. Estão esquecendo a verdadeira essência, que é o colorido. São os colans, sabe? Menos preto. Então, a gente usa bastante isso para criar.

Marcel Botelho: Assim como The Boys, por exemplo, vocês acham que a Sociedade da Virtude, apesar de vocês terem um humor muito apurado, vocês acreditam que a Sociedade da Virtude tem críticas sociais em suas entrelinhas? Vocês procuram trazer isso também?

Ian SBF: Cara, com certeza. Na verdade, eu acho que esse é o espírito da Sociedade da Virtude. A gente gosta de rir de tudo, mas basicamente da sociedade em que a gente vive. A gente usa o mundo e as metáforas para isso, mas eu acho que o foco é sempre o mundo que a gente vive. E a gente vive num mundo que tem cultura pop, que tem um universo, né? MCU, DC. Então, acho que é meio que os vídeos perfeitos, as piadas perfeitas, sempre, para mim, são aquelas que juntam as duas coisas. Coisas que a gente realmente está vivendo no momento, que a gente passa no nosso dia a dia com o mundo irreal e fantástico dos super-heróis.

Thobias Daneluz: Eu acho que, cara, se você acompanhou toda a Sociedade da Virtude na nossa primeira fase ali no YouTube, você vai achar alguns vídeos que o roteiro do Ian era totalmente falando de uma parte que estava acontecendo naquele momento social. Então você vai pegar essa crítica. Eu acho que a gente sempre colocou essas críticas bem… apontadas nos vídeos e, cara, se você for procurar, você vai conseguir achar ali no texto muita coisa pontual sobre essa crítica social que você mencionou.

Marcel Botelho: Eu acho sensacional vocês estarem já há algum tempo no Adult Swim e eu gostaria de saber de vocês quais as principais novidades que vocês têm para a Sociedade da Virtude?

Ian SBF: Olha, com certeza a maior novidade é o especial de Natal, que a gente vai lançar agora, no dia 13, sexta-feira. É um episódio de 20 minutos, que eu acho que a gente conseguiu manter tudo que era legal, que a gente gostava, que a audiência gostava da Sociedade da Virtude de antes. E a gente conseguiu evoluir muita coisa. A arte do Tobias, o nosso jeito de contar, linguagem, narrativa. Acho que a gente deu um pulo muito forte aí. E com certeza a gente vai usar isso aí para a nossa nova temporada que a gente vai lançar em 2025, que vai ser muito legal. E acho que quem quiser ver como é que vai ser esse caminho, com certeza é só assistir o especial de Natal, que ele já é um bom teste para isso.

Publicidade

Thobias Daneluz: É isso aí.

Marcel Botelho: E vocês podem falar um pouco mais do especial de Natal, sobre a trama… Como é que vai ser esse Papai Noel vilão?

Ian SBF: É, então, acho que a gente gosta sempre de rir um pouco do óbvio, né? Do que as pessoas já tinham visto durante anos, mas ninguém nunca se antenou pra alguma coisinha. A gente sempre gosta de usar isso. E eu acho que a gente adora o Papai Noel, nós amamos o Natal, acho que é a época do ano que a gente mais gosta, né, Tobias? Tobias viveu… Vive os anos 80 até hoje, que nem eu vivi na minha época, apesar de ele não ter idade pra isso. E pra gente… Papai Noel, Natal, é cultura pop na veia. Hoje em dia a galera tá mais no Halloween, né? Mas pra gente é Papai Noel. E olhar o Papai Noel com outros olhos, é óbvio que é um vilão carismático, né? Mas eu acho que a gente misturou várias brincadeiras da cultura pop e uma delas é o Papai Noel. Então, nada mais pop do que ele. Então acho que no final a gente conseguiu dar uma nova roupagem pra ele, um novo olhar pra quem pode ser esse Papai Noel e acho que ficou engraçado.

Thobias Daneluz: É, eu acho que todo super grupo, cara, todas as equipes aí de super-heróis, de séries animadas e tal, a gente sempre imaginou ou a gente realmente viu, né, como essas equipes tinham um Natal, sabe? Então, assim, eu acho que a Sociedade da Virtude não pode ser diferente, a gente nunca tinha feito isso, a não ser algumas brincadeiras ali, mas realmente, assim, um Natal da Sociedade da Virtude é a primeira vez que os fãs e as pessoas que acompanham a gente vão ver isso de uma forma muito legal, com um monte de referência que a gente colocou. Eu sou apaixonado por filmes de Natal, especialmente, né? Enfim, então nós conseguimos fazer uma coisa realmente muito especial, assim, uma coisa fora principalmente do formato, uma coisa que a gente, né, a gente tá batendo aí, todo mundo tá acostumado com a gente ter feito, todos os anos a gente ter trabalhado só com sketches pequenas, né, e tal, e aí foi pro Max com uma compilação, foi pra TV também num compilado, agora não, agora a gente tem um episódio inteiro de 20 minutos, né, uma coisa ali de começo, meio e fim, com esses personagens se juntando, que é uma coisa que também todo mundo lá atrás falava pra gente, né, Ian, poxa, vamos juntar, eu quero ver essa galera junto. Porque, afinal das contas, toda a Sociedade da Virtude é a nossa Liga da Justiça, mas todos os personagens fazem parte da Sociedade da Virtude, de certa forma. Então a gente fez com que tivesse essa união agora. Então o especial traz muita coisa de fato especial, principalmente no formato. Agora está tudo meio que com uma qualidade muito melhor. A gente conseguiu chegar num nível muito legal então cara a gente está bem satisfeito e acho que questão de história também está uma coisa assim muito clima de Natal e espero que o pessoal goste.

Marcel Botelho: Vocês já falaram do futuro a curto prazo com o especial de Natal e também com a nova temporada que chega em 2025 mas eu gostaria de saber de vocês o futuro a médio e longo prazo para a Sociedade da Virtude. O que vocês pensam? De repente, até uma adaptação em live-action, vocês acham que existe essa possibilidade?

Ian SBF: Cara, isso que é legal da Sociedade, né? Acho que a gente tem possibilidade de fazer tudo. A gente já fez quadrinhos, a gente já fez episódios mais longos, especial e de tudo. Eu acho que a Sociedade, o mais legal é isso, que ela é um universo que a gente criou, ele é… Não é uma coisa só. Então, acho que dá pra fazer tudo. Jogo, board game, tudo. Acho que dá pra gente fazer qualquer coisa. E, com certeza, acho que live-action é uma coisinha que a gente quer fazer no futuro. Uma coisa que a gente já pensou, né, Tobias? A gente quase, quase já fez no passado e eu acho que agora no futuro, junto com Adult Swim, com a Warner, eu acho que a gente tem umas possibilidades legais aí.

Thobias Daneluz: É, eu acho que, cara, a gente nunca falou isso vai ser só essa plataforma, a gente faz quadrinhos, produtos, já teve a produção lá no início de um game que o Ian estava fazendo em pixel. Então, cara, a nossa gama de exploração, ela é gigante. E o live-action, obviamente, mesmo se tratando de uma parada muito megalomaníaca, falando literalmente em outras proporções, a gente não pode descartar, né? Até porque, como o Ian falou, lá atrás a gente até tinha um projeto, obviamente, pequeno, de um curta, que a gente tava pensando em desenvolver, mas eu acho que pro futuro essa chance ficou mais forte, né? Agora a gente, obviamente, não tem nada planejado, mas com certeza é algo que a gente não pode deixar de lado. Não pode deixar de pensar isso, porque eu tenho certeza, todo mundo que é, pelo menos, cara, da minha geração, ali, que via esse X-Men, né, que agora, esse X-Men 97, via lá na época o desenho dos X-Men, antes dos anos 2000, todo mundo sonhava em ver um live action dos X-Men. Era um sonho coletivo, todo mundo sonhava em ver Liga da Justiça, todo mundo sonhava em ver Os Vingadores, e isso aconteceu. Então, eu acredito que, sabe, por mais que a gente ainda seja, né, um canal que aí tá iniciando e tal, certeza que já tem pessoa que olha as animações e e pensa, eu quero ver um live action do Sociedade da Virtude.

Marcel Botelho: Gente, por último, por favor, gostaria que vocês repassassem para o pessoal, para os leitores do Estação Nerd, onde assistir novos episódios e também o especial de Natal.

Ian SBF: Olha, você pode ver Sociedade da Virtude no Adult Swim hoje, está passando na TV, no canal deles, então tem vários horários que dá para ver Sociedade da Virtude, clica lá, bota lá na grade que tem muita coisa. Na Max, você pode ver também todos os nossos episódios que estão lá e estão todos envelopados de um jeito muito legal. É só entrar na Max e o especial de Natal sai sexta-feira agora, dia 13. Então, eu acho que é isso aí. Não tem muito erro. Você pode assistir tanto no Adult Swim quanto na Max.

Thobias Daneluz: É, e eu falo assim, os episódios da Max, eles são a melhor versão para você assistir o Sociedade da Virtude, porque ele está ali. A gente pegou todos os nossos episódios e compilou de uma forma que você assistiu o primeiro, você vai ter a melhor introdução possível para esse universo. Então, é muito legal o jeito que ele está sendo disponibilizado na Max. E agora, com esse especial de Natal, vai ficar legal aí o pessoal fazer essa… A gente quer que as pessoas assistam os episódios de novo para depois verem o especial para ficar uma coisa mais fresca ali, sabe? Então, como o Ian falou, tá tudo na Max e também no Adult Swim pra quem gosta de ver TV e tal, e é só ficar ligado aí nos horários que a gente também tá na TV a cabo.

Marcel Botelho: Gente, muito obrigado mais uma vez, foi um prazer enorme falar com vocês, sucesso e um futuro cada vez mais brilhante para Sociedade da Virtude e também para vocês.

Ian SBF: Muito obrigado.

Thobias Daneluz: Obrigado, Marcel.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | 100 Anos de Solidão

A obra-prima de Gabriel García Márquez, Cem Anos de...

Crítica | Comando das Criaturas

Comando das Criaturas, primeira produção do novo Universo DC,...

Crítica | Sutura

Sutura, série nacional lançada no Prime Video, promete unir...

Interestelar | Confira algumas curiosidades sobre o filme

Uma das obras mais aclamadas do cineasta Christopher Nolan,...
Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.