ter, 9 dezembro 2025

Entrevista | Ivan Costa na CCXP25

Publicidade

Durante a CCXP25, tive a honra de entrevistar o Ivan Costa, organizador do festival e fundador da Chiaroscuro Studios. Com a simpatia que já lhe é característica, ele falou sobre o evento, sua carreira e os negócios.

Confira a entrevista na íntegra:

Marcel Botelho: Eu tenho o prazer de entrevistar o Ivan Costa, ele que é organizador da CCXP, Ivan, muito obrigado pela entrevista. Queria que você falasse um pouco do evento desse ano e da presença da Chiaroscuro Studios aqui no festival. 

Ivan Costa: Então, essa edição da CCXP, a gente está esperando receber 270 mil pessoas, muitos convidados internacionais, nacionais, aqui especificamente na área de quadrinhos, são 450 artistas que a gente recebe, somando o Artists’ Alley, com os artistas que passam aqui pelo estúdio da Chiaroscuro Studios. Isso é um coração da CCXP. Mas o evento se estende por outras áreas. A gente tem colecionáveis, games, cinema, streaming, cosplay, inclusive um grande concurso de cosplay que a gente realiza todos os anos. E o evento, novamente, acontece de quinta a domingo aqui no São Paulo Expo. E entre as novidades dessa edição, a gente já anunciou dois convidados para 2026. Um é o quadrinista Javier Rodriguez, o outro é o multi-talentoso Todd McFarlane. E a gente também anunciou que em 2027 vamos para a Coreia do Sul. A gente vai ter, então, eventos em São Paulo, aqui no Brasil, na cidade do México e em Seul, na Coreia do Sul.

Publicidade

Marcel Botelho: Eu percebi, Ivan, que a CCXP, neste ano de 2025, há alguns anos já, mas principalmente nesta edição, vem ampliando as atividades para também ampliar os nichos de público. Esta é uma tendência para os próximos anos também? 

Ivan Costa: O evento sempre se configurou como um festival para atender diferentes públicos. Então, aqui as comunidades de criadores e de fãs de diferentes vertentes da cultura pop encontram espaço para promover seu trabalho, para consumir esse conteúdo e encontrar os criadores. Então, a gente sempre tem aqui essas diferentes verticais de conteúdo, como a gente costuma dizer. E, a cada ano, a expectativa do público vai sempre crescendo.

Marcel Botelho: Como que é organizar o evento a cada ano? Acaba sendo uma pressão para vocês? Como é esse sentimento de atender a expectativa do público que vai sempre aumentando? 

Publicidade

Ivan Costa: Desde o início, a CCXP se configurou para ser um evento que evolui. Então, todos os anos a comunicação muda, a configuração do evento muda um pouco. A gente vai aperfeiçoando com base naquilo que a gente vai entendendo que os públicos gostam mais e naquilo que a gente ouve diretamente deles, através de pesquisas que a gente faz com os visitantes todos os anos. Então, é um evento que é sempre novo. Os espaços são novos, a programação é nova, os palcos mudam, melhoram, novas tecnologias vão sendo incorporadas. Todo ano é um evento novo.

Marcel Botelho: O stand da Chiaroscuro é um sucesso. Eu gostaria que você falasse dos novos trabalhos do studio. 

Ivan Costa: A gente tem três linhas de atuação principais. Uma delas é justamente eventos. Então, nós somos cofundadores da CCXP, mas também estamos envolvidos com a Poc Con que é um outro evento que acontece aqui em São Paulo. Já fizemos várias exposições. A outra área é de representação de artistas para a Avenida de Artes, são mais de 60 artistas representados. E, hoje em dia, uma atuação muito forte como uma agência de ilustração trabalhando para diferentes marcas. Aqui dentro da CCXP, por exemplo, nós fomos responsáveis pelos pôsteres que estão expostos no espaço da Petrobras e também pelas credenciais do  público. 

Marcel Botelho: Ivan, muito obrigado pela entrevista. Pode ter certeza que todos nós do site somos seus admiradores. E te desejo cada vez mais sucesso nessa caminhada.

Publicidade

Ivan Costa: Muito obrigado.

Siga o Ivan Costa e a Chiaroscuro Studios no Instagram.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.