Eu tive o prazer de entrevistar o Paulo Meira, que além de ser dono de uma loja de card games e board games, já organizou grandes torneios de jogos de sucesso como Magic e também Pokémon. Ele falou sobre os principais card games do mercado e qual a melhor forma de começar a jogar.
Marcel Botelho: Eu vou conversar com o Paulo Meira, que é dono da loja Dragons Lair. Primeiramente muito obrigado pela entrevista aqui no Estação Nerd, obrigado pelo seu tempo, é um prazer falar com você.
Paulo Meira: Eu que agradeço o interesse por conhecer um pouco da loja e desse ramo todo, então estou pronto pra tirar todas as dúvidas.
Marcel Botelho: Paulo fala um pouco de quando você montou a loja, e como surgiu a ideia de entrar nesse ramo de card games e board games.
Paulo Meira: Isso remonta da minha infância, eu acompanho o card game Magic, praticamente desde que ele surgiu, o jogo foi lançado em 1994 e em 1997, eu já estava jogando, joguei por um tempo, sempre me interessei por jogos de tabuleiro, presente de aniversário, Natal, essas coisas, minha mãe dava algum jogo de tabuleiro, e como eu tenho muitos irmãos e primos, sempre tinha gente para jogar. E quando eu terminei a faculdade, eu comecei a ajudar a montar torneios de Magic oficiais. Então eu resolvi abrir a Dragons Lair com foco no Magic, no Yu-Gi-Oh!, Pokémon, board games e RPG também e eram todas essas coisas que eu gostava, toda a parte analógica, sem Internet, embora eu goste também de vídeo games, a diversão analógica eu sempre gostei demais. A loja, eu inaugurei por volta de 2016, desde sempre a gente trabalha com Magic, Agora o card game do One Piece deu uma crescida.
Marcel Botelho: Paulo, é muito difícil que as pessoas não conheçam os card games, até porque muitos da nossa faixa etária cresceram assistindo o anime do Yu-Gi-Oh, mas eu gostaria que você falasse mais para o pessoal sobre os card games e as formas de jogar.
Paulo Meira: No Brasil a gente tem 6 card games que fazem mais sucesso: Magic tá sempre em alta, Yu-Gi-Oh, agora o One Piece e em grandes centros a gente tem o Flesh and Blood e o Digimon, e tem alguns outros menores, o interesse do card game vai de cada um, às vezes vai pela temática, um que eu estou recomendando muito é o One Piece, que tem uma jogabilidade fácil, porque diferentemente dos outros mais antigos, eles são mais difíceis de acompanhar, Pokémon sempre é mais fácil também, está sempre rotacionando com Pokémons novos, então pra quem quer começar também é legal, pra quem quer um negócio mais elaborado, tem vários formatos de Magic, e o Yu-Gi-Oh, que é um card game que tem mais interações entre cartas, os “combos” como a gente fala.
Marcel Botelho: O interessante em relação aos card games e aos board games mais modernos é que eles são mais imersivos, lógico que é legal jogar vídeo game, mas até mesmo para crianças e adolescentes é interessante os pais levarem para conhecer este tipo de jogo pois ajuda no processo cognitivo da criança.
Paulo Meira: A gente tem uma diferença dos jogos de tabuleiro novos para os antigos, quando a gente fala de jogo de tabuleiro, o pessoal vai lembra do Jogo da Vida, do Banco Imobiliário, do Detetive, que são clássicos, mas são jogos mais simples, jogos de família, com mecânicas mais aleatórias, hoje em dia a gente tem mecânicas bem mais imersivas, hoje nós temos board games simples pra jogar com a criança, que você se diverte também.
Marcel Botelho: Como está no Brasil atualmente o cenário para os card games, recentemente um jovem brasileiro foi campeão mundial de Pokémon, aqui no Brasil o pessoal se mobiliza pra campeonatos, como que você vê o cenário atualmente.
Paulo Meira: Nós temos muitos torneios na cidade de São Paulo, campeonatos de qualquer card game, que dão premiações, o cenário de Magic está voltando agora, nós realizamos um campeonato na loja, que valia vaga para o regional, que vale vaga pro Tour, que é um dos maiores torneios internacionais de Magic, aqui na loja a gente realizava campeonatos de Pokémon, mas não realiza mais, inclusive um rapaz que vinha jogar aqui, foi campeão brasileiro, mas o cenário pra quem quer crescer na área sempre tem.
Marcel Botelho: Gostaria de dicas suas de card games, você já disse que o Pokémon e o One Piece são mais fáceis, mas você pode dar mais dicas para quem quer entrar nesse mundo?
Paulo Meira: Todos os card games, a gente tem os decks básicos, os deck iniciais, que são bons para o pessoal conhecer, o Magic tem bastante deck inicial do formato Commander, que é mais fácil e parecido com um board game, que você joga em uma mesa com 4 pessoas, mas o Yu-Gi-Oh, o Magic, o Pokémon e o One Piece, eles tem formatos digitais, então você pode jogar o digital pra conhecer, no Magic, por exemplo, tem o MTG Arena, ele te ensina a jogar, então para quem quer conhecer o Magic, o MTG Arena é o melhor jeito de iniciar.
Marcel Botelho: Paulo, eu gostaria que você falasse tanto para o pessoal do Interior do estado de São Paulo, que quiser conhecer sua loja presencialmente, quanto para o pessoal do Brasil todo, que quiser adquirir os seus produtos, como eles podem fazer?
Paulo Meira: A gente tem a comunidade do WhatsApp e dentro da comunidade nós temos os mais diversos grupos de card games e RPGs, normalmente as vendas a gente pode fazer por ali mesmo, eu tenho um Mercado Shops no Mercado Livre e eu também tenho uma página na Ludopedia, que é um site de venda de board games, novos e usados, e a gente também tem as páginas do Facebook e do Instagram, que o pessoal pode entrar em contato.
Marcel Botelho: Paulo, eu quero agradecer mais uma vez pela entrevista, acho que nós conseguimos esclarecer muita coisa sobre card games, muito obrigado e sucesso.
Paulo Meira: Muito obrigado Marcel, e você está convidado para ir jogar uma partida de Magic Commander com a gente.
Dragons Lair – Endereço: Rua dos Andradas, 763 – Centro, Pirassununga – SP
Confira os sites de venda e as redes sociais da Dragons Lair: