Durante a CCXP25 no stand da Seara, entrevistei um dos maiores fenômenos da internet atualmente Tettrem (Mateus Machado). O criador de conteúdo falou sobre a ascensão na sua carreira, a responsabilidade com o grande público e muito mais.
Confira a entrevista:
Marcel Botelho: Eu tenho o prazer de entrevistar o Tet, ele que evidentemente dispensa apresentações. Obrigado pela entrevista.
Tettrem: Obrigado a vocês.
Marcel Botelho: Você se transformou em um fenômeno. É muito legal ver como você cresceu na internet. Como que tudo começou?
Tettrem: Começou em 2014, onde a gente postou um vídeo no YouTube que tomou mais dislike do que like. E esse foi um evento canônico na nossa vida. Porque a gente falou, é, talvez esse seja o nosso caminho. Por aí o meu amigo Hugo, que a gente é sócio da POV Creators, que é a nossa empresa. Temos quase 20 colaboradores. Tem o Andy Ricardo, temos o Clive e tem eu, que somos os talentos da POV Creators. A gente começou em 2021. E a gente tinha o escritório, lá em São Gonçalo. Tinha ar condicionado, mas não funcionava. E a gente pedia água emprestada pelos outros. E a gente foi nichando o nosso conteúdo, fazendo um instrumento, tipo blog. E aí começou a viralizar. A gente escalonou a produção de conteúdo. E aí vou dar um exemplo pra vocês. Em junho de 2013, a gente tinha 6 mil seguidores no Instagram. Em setembro, um milhão.2023 pra 2024, 4 milhões. E 2024 pra 2025, 10 milhões. E hoje a gente tá quase com 13 milhões. Mas isso tudo é fruto de muito sacrifício. Eu sempre sonhei em estar onde eu estou hoje em dia. E eu sou muito realizado de ver a galera na rua, dando feedback. Porque eu sou alivio o dia delas. E elas não imaginam o dia delas sem mim também. Então pra mim é muito gratificante. Porque a minha meta de vida é impactar positivamente a vida delas. Então se tá acontecendo isso, pra mim tá ótimo.
Marcel Botelho: E você pensa nisso, Tet? Em impactar a vida das pessoas? E também influenciar, fazer os jovens sonharem?
Tettrem: Com certeza. Até porque conhecimento é uma coisa que ninguém vai tirar de você. Então o incentivo sim, eu estudo. Eu acho que tem que se policiar. Tem que se incrementar nas coisas que você sabe e que você não sabe. Eu, por exemplo, tô fazendo teatro hoje em dia. Que eu acho que é uma área que tem tudo a ver com o que eu trabalho hoje em dia. E eu digo pra qualquer um, gente, e especializa no que vocês gostam. Mas eu acho que o principal é vocês terem tesão, terem amor pelo que você faz. Porque é o que me levanta da cama todo dia. É o meu tesão, é o meu amor pelo meu trabalho. E eu acho que é isso que me faz ser o que eu sou.
Marcel Botelho: Evidentemente o seu conteúdo é mais voltado para o humor. Você é extremamente divertido nos vídeos. Mas você também, claro, tem muitos seguidores. Como que você lida com a responsabilidade com o que você diz? Porque você atinge um público muito, muito grande.
Tettrem: Com certeza. Eu acho que a minha responsabilidade é o mínimo que eu acho que qualquer ser humano tem que ter. De estar perto de uma criança, você não vai xingar. Você não vai falar umas palavras negativas. E eu acho que é isso. Elas são o futuro da sociedade. Então eu tenho que pensar mil vezes no que eu vou falar pra elas. Tanto pros jovens também. Eu tenho sempre que ter uma imagem positiva. Passar uma mensagem boa. Até porque, querendo ou não, hoje em dia eu vou pra um lugar de referência. Então a pessoa se inspira no que eu falo, no que eu faço. Então eu tenho que ser essa pessoa boa. Eu tenho que ter boas atitudes. E sinceramente, eu sou na vida real também essa personagem. E é o que me trouxe. Minha mãe me educou muito, muito bem também. Ela foi o maior exemplo de referência na vida. E ela é totalmente mil vezes melhor do que eu, gente. Se vocês me acham ok, minha mãe é mil vezes melhor. Então pra mim é o básico ser assim, do jeito que eu sou.
Marcel Botelho: Para encerrar, gostaria de saber, quais seus planos para o futuro da sua carreira?
Tettrem: Bom, eu sou criado em São Gonçalo, lá no Rio de Janeiro. Que é uma cidade bem periférica. E o projeto que a gente quer tirar do papel em 2026 é um projeto social. Tanto pra esporte, comunicação, educação profissional. Tem um crescimento de talento. E a gente bota muita oportunidade lá pra galera. E esse é o meu maior projeto de vida.
Marcel Botelho: Muito obrigado pela entrevista.
Tettrem: Obrigado a esse galera de casa. Acredite nos sonhos. Se inscreva no canal. Segue seu coração e se prioriza. Você é a pessoa mais importante da sua vida, tá? Estação Nerd, tamo junto.


