Que Esquadrão Suicida, lançado em 2016, não agradou público e crítica, todos sabemos. O que poucos sabem é que o longa-metragem conta com um corte exclusivo do diretor David Ayer, mais sombrio e sem excesso de piadas fora de tempo, nunca antes lançado pela DC/Warner.
Durante sua participação no podcast Real Ones, de Jon Bernthal, David Ayer não deixou de tornar pública a sua mágoa com a antiga DC Films, alegando que sua versão de Esquadrão Suicida tenha sido vítima de um verdadeiro boicote. O cineasta ainda alegou que sua versão do filme é tão boa, que quando começou a ser exibida internamente, as pessoas começaram a dizer que ele seria nomeado chefe da DC nos cinemas, por causa da obra.
“Durante um tempo, durante Esquadrão Suicida, quando os diários estavam chegando, as pessoas diziam ‘Oh, talvez Ayer assuma a DC’. É Game of Thrones lá dentro. A política palaciana era insana.”, disse Ayer.
“Eles nunca testaram meu corte, e a questão é que eu guardei, eu guardei ‘pô’, e se eu não tivesse feito isso, oh meu Deus… Todo mundo que mostrei o corte tem a mesma reação: raiva. Tipo, ‘este é o filme que queríamos, por que não recebemos isso?’”, continuou o diretor.
Ainda durante o podcast, Ayer voltou a falar que conversou sobre seu corte de Esquadrão Suicida com o atual co-CEO da DC Studios, James Gunn, deixando a entender que um futuro lançamento da sua versão do filme pode finalmente acontecer.
“Conversei com James Gunn, e olha… ele está tentando dar um jeito na bagunça toda. Eles querem ter algumas peças no tabuleiro primeiro, sabe? Eu tenho o corte, mostro para as pessoas, mas tem sido difícil, quero me curar disso.”
Por fim, Ayer não deixou de fazer uma declaração polêmica sobre o declínio de sua carreira ter se dado por conta das mudanças que a Warner exigiu em Esquadrão Suicida, após o fracasso de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, naquele mesmo ano:
“‘Deadpool estreou, e eles nunca testaram Batman V Superman. Eles lançaram o filme sem nunca ter feito um teste. Eles estavam esperando um resultado diferente, e então foram martelados por todos os críticos, daí pensaram, ‘OK, vamos transformar o filme sombrio e cheio de alma de David Ayer em uma comédia incrível agora’.”
“Isso me quebrou. Aquilo entregou meu traseiro para Hollywood. Eu digo às pessoas, é como ver alguém que você ama ser ferrado por alguém que você odeia.”, concluiu o diretor.
Esquadrão Suicida de 2016, com Margot Robbie, Will Smith, Viola Davis, Jared Leto e grande elenco, está disponível no HBO Max.