Faz sentido ter cartucho no Playstation 5? Entenda:

Recentemente, uma patente da Sony, que mostrava algo semelhante a um cartucho para o Playstation 5 foi registrada e isso gerou muitas especulações na internet.

Mas será que faz sentido o retorno de cartuchos na próxima geração de consoles? Quais seriam os motivos reais da Sony por trás disso.

A patente mostra pouca coisa, basicamente só o desenho do produto e pode ser que ele nem venha a ser lançado, sendo apenas uma maneira da Sony registrar a sua ideia.


Foram levantadas 3 possíveis razões para este registro de patente:

01 – Um SSD proprietário e exclusivo do Playstation 5

Esta tem sido considerada a opção mais provável, já que não seria a primeira vez que a Sony faz algo assim. A empresa já fez algo semelhante no passado com o PSP e PS Vita, que tinha o cartão de memória diferente, que também era usado em outros produtos da Sony.

Os motivos de criarem um SSD exclusivo para o PS5 seriam a praticidade para encaixar o produto, facilitando a troca no caso da pessoa ter mais de um e principalmente, o aumento significativo na velocidade de acesso aos dados.

Pelo menos oficialmente, estes seriam os motivos pelos quais a Sony se daria ao trabalho de criar estes SSDs, porém, sabemos também que vai ser muito lucrativo para a empresa, se apenas ela vender os SSDs para seu seu console. Essa já é uma tática antiga e que é muito usada pela indústria de eletrônicos há muito tempo.

02 – A mídia física dos jogos seria um cartucho de SSD

Blu-ray é uma mídia antiga, lenta e com pouco espaço para os jogos de hoje (imagina para os de Playstation 5), isso faria com que já tenha passado da hora de ser substituído.

Eu acho que seria muito bom se este fosse o caso e vou torcer para isso, porém, temo que não seja uma opção realista, já que os cartuchos são muito mais caros para serem produzidos do que os Blu-Ray e DVDs (tomara que eu esteja errado).

Quando os cartuchos mudaram para CDs, depois para DVDs e Blue-Ray, além do maior espaço de armazenamento, o principal motivo que incentivaram as empresas a fazerem a troca, foi o baixo custo de produção.

Se por um lado esses discos trouxeram mais espaço, eles também trouxeram uma lentidão muito maior aos jogos e praticamente foram os responsáveis por criarem as telas de Loading nos consoles, já que com os cartuchos o carregamento era muito rápido.

A Nintendo foi a última a adotar os discos e a primeira a abandonar, já que no Nintendo Switch, a mídia utilizada é o cartão de memória, isso é um forte indício de uma mudança que pode se estender às outras fabricantes de console.

Eu queria muito acreditar nisso! Afinal, está ficando cada vez mais chato comprar uma mídia física e ter de esperar o download de vários gigas. Recentemente, quando comprei o novo Call of Duty Modern Warfare, a atualização que fui obrigado a fazer durou muito tempo, já que tive de baixar mais de 60 gigas. Imagina quantos gigas terão os jogos da próxima geração!

Apesar de aumentar os custos de produção, essa dificuldade por conta do espaço de armazenamento e a demora para fazer downloads de arquivos gigantescos, são o motivo que me dão um pouco de esperança de que os cartuchos votem a ser um padrão na indústria dos games.

03 – Um novo portátil da Sony

Estou comentando esta opção mesmo sabendo que seja a mais improvável delas, porque muita gente levantou esta hipótese na internet.

Depois do fracasso do PS Vita, eu creio que dificilmente a Sony irá se interessar em lançar um novo portátil e mesmo se lançasse, isso não necessariamente implica na a criação de um cartucho, já que uma coisa não depende da outra.

Acho que quem pensou nisso está levando em consideração o sucesso do Nintendo Switch, que funciona tanto como um portátil quanto um console de mesa e graças às suas vendas bem sucedidas, a Sony poderia ter se animado a lançar u novo portátil.

Mas mesmo se este fosse o caso, não vejo relação entre um portátil e o cartucho, porém, creio que seria mais viável se a Sony copiasse a ideia da Nintendo na íntegra e fizesse um console hibrido também, o que eu acho muito difícil, já que o CEO da Sony disse afirmou que o foco da próxima geração será em jogos exclusivos e com a melhor qualidade possível, o que implica em um hardware maior e mais tradicional para dar conta do recado.

Conclusão:

Blu-ray já não dá conta do recado, seria muito bom se usassem outra coisa que tivesse mais velocidade e capacidade de armazenamento para podermos comprar a mídia física e jogar imediatamente, sem ter esperar um tempão baixando conteúdo extra.

Porém, isso implica em aumentar muito os custos de produção, então, provavelmente, esta patente será de um tipo de SSD exclusivo do Playstation 5, que além de ser mais rápido e prático que a maioria dos outros SSDs, o principal incentivo da Sony seria o fato de apenas ela poder vender armazenamento extra para seu console.

Como já se sabemos que o Playstation 5 será um sucesso e que os jogos da próxima geração provavelmente ocuparão muito mais espaço que os atuais, esta expansão pode ser algo indispensável mais cedo ou mais tarde e a Sony irá lucrar novamente com os donos do PS5, vendendo estes SSDs proprietários e elusivos.

Macaoshttps://estacaonerd.com/games
Macaos - Graduado em Jogos Digitais e desde 1998. escrevendo em sites e fóruns de games. Antes disso, colaborador em locadoras de games no início da década de 90; Emfim... um Old Gamer com muita experiência.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS

Ready Player One: OASIS beta | Testamos o game em realidade virtual baseado no filme; confira nossa análise!

Olá Nerds! O blockbuster de Steven Spilberg, Ready Player One, estreou no mundo todo e está fazendo grande sucesso. O Estação Nerd já assistiu (veja...

Crítica | O Sol Também é Uma Estrela

Comédias românticas tendem a seguir uma estrutura narrativa básica. Porém, temos exceções como (o ótimo) 500 Dias Com Ela, filme que revolucionou...

A Família Adams | Animação ganha cartaz e data de estreia do trailer; Confira!

A animação de A Família Adams teve seu primeiro pôster divulgado pelo twitter do IMDb. O site ainda revela que o primeiro trailer será revelado...