Em comunicado reproduzido ao IndieWire, a organização de Cannes falou sobre os eventos relacionados a invasão à Ucrânia. Confira:
“Nossos pensamentos estão em particular com artistas ucranianos e profissionais da indústria do cinema, assim como suas famílias, cujas vidas estão em perigo. Alguns deles nós nunca conhecemos, e alguns nós já recebemos em Cannes, trazendo consigo trabalhos que dizem muito sobre a história e o presente da Ucrânia“.
O Festival de Cannes assim informa que não vai aceitar a presença de delegações russas oficiais, ou de pessoas ligadas ao governo russo, em sua edição de 2022.
“Gostaríamos de saudar a coragem de todos aqueles na Rússia que têm se arriscado para protestar contra a invasão da Ucrânia. Entre eles estão artistas e profissionais cinematográficos que nunca pararam de lutar contra o autal regime, e que não merecem ser associados com as ações dele. De forma leal à sua história, que começou em 1939 como resistência às ditaduras nazistas e fascistas, o Festival de Cannes vai sempre servir artistas e profissionais da indústria que levantarem suas vozes para denunciar a violência, a repressão, as injustiças, e para defender a paz e a liberdade”.
O Festival de Cannes 2022 acontece entre 17 e 28 de maio.