Exibido pela primeira vez no Festival de Gramado, “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, é eleito o grande vencedor da edição. Além do prêmio de Melhor Filme, o thriller levou para casa mais três Kikitos: ‘Melhor Ator Coadjuvante’ pela performance de Xamã, estreante no cinema; ‘Melhor Roteiro’ e ‘Melhor Montagem’, ambos assinados pelo diretor. Os dois talentos premiados participaram da sessão de gala, realizada no dia 21 de agosto, ao lado da equipe e dos atores Bella Campos, Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rodrigo Fernandes. O filme é uma produção da mato-grossense Plano B Filmes e da gaúcha Druzina Content, em coprodução com a Quanta. A distribuição é feita pela Downtown Filmes.
De volta ao festival, depois de exibir o curta-metragem “S2”, em 2015, Bruno Bini faz uma participação histórica com seu novo filme. O primeiro longa-metragem de Mato Grosso a concorrer ao Kikito é também o grande vencedor da edição. “Acho que essa premiação é uma conquista coletiva de todo mundo que trabalha e luta pelo cinema e o audiovisual mato-grossense. Com certeza é uma confirmação do poder das histórias que estão no interior do Brasil e que estão doidas para serem encontradas e descobertas pelo público. É uma compreensão de que é possível fazer um cinema de gênero no Brasil, que carregue temas relevantes e que conversam com a nossa realidade de uma maneira muito potente.”, afirma diretor.
A produtora Luciana Druzina também esteve presente no evento, onde, há dez anos, conheceu Bruno Bini. “Exibir o filme, pela primeira vez, em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, e ver essa recepção tão especial do público e do júri, nos deixou ainda mais entusiasmados com as próximas etapas. Ainda este ano, vamos passar por outros festivais importantes, e prevemos o lançamento nos cinemas para o primeiro semestre de 2026.”, compartilha a CEO da Druzina Content.
O roteirista e diretor do filme teve como inspiração um caso real, ocorrido no bairro do Jardim Novo Colorado, periferia de Cuiabá, onde os moradores da comunidade se uniram para pagar a fiança de líder do tráfico. “Cinco Tipos de Medo” também marca o primeiro trabalho de Bella Campos em uma produção para os cinemas. Natural de Cuiabá, a atriz retorna à sua cidade para viver Marlene, uma enfermeira cuja vida é observada de perto e controlada pelo traficante Sapinho (Xamã), com quem manteve uma relação amorosa. Depois de reencontrar um antigo paciente, Murilo (João Vitor Silva / “O Agente Secreto”), Marlene teme que a nova paixão tenha consequências fatais.
Segundo o CEO da distribuidora Downtown Filmes, Bruno Wainer, a proposta de Bini lhe despertou interesse desde o início. “Gostei do projeto desde que li o roteiro, pelo gênero proposto – ação e suspense – e com suas viradas inesperadas, e depois me surpreendi com a qualidade da sua realização comandada por equipes de produção do Mato Grosso e Porto Alegre.”, conta Wainer.