qua, 7 dezembro 2022

Festival do Rio: destaques da programação do 1º final de semana (08/10 e 09/10)

Publicidade

Para fugir dos dias chuvosos do final de semana, o carioca pode migrar da praia que as sessões de cinema estão garantidas. O Festival do Rio promete uma ampla programação para o sábado e o domingo.

Os amantes da sétima arte contam com o aguardado documentário sobre a surfista Maya Gabeira, com presença da mesma e muitos amigos famosos. Atenção agências de foto: essa gala promete, venham cobrir.

Para quem está em busca de dicas para os leitores, vale a pena chamar a atenção dos longas “Notre Dame em Chamas”, de Jean Jacques Annaud; e “Pérola”, segundo filme de Murilo Benício na direção. Venha conferir os destaques que preparamos para vocês.

Publicidade

O Festival do Rio acontece de 6 a 16 de outubro. A programação completa você confere na Revista.

SÁBADO: 8/10

Estação NET Gávea

16h: Belchior – Apenas um coração Selvagem (Première Brasil Retratos)

Sinopse: Apenas um Coração Selvagem é um autorretrado do cantor, mergulhando em sua selvageria nos poemas, como cantor e compositor.

Direção: Camilo Cavalcanti; Natália Dias

Publicidade

Classificação: Livre

20:45h: Lilith (Première Brasil – competição – Novos Rumos)

Sinopse: Conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada para ser mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade, se revela e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, vinga-se de Adão, de Deus e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Direção: Bruno Safadi

Classificação: 14 anos

21:45h: Propriedade (Première Brasil – competição )

Publicidade

Sinopse: Dois universos estão prestes a colidir, quando uma revolta de trabalhadores começa. Para se proteger do levante dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Mesmo separados por uma camada impenetrável de vidro, o conflito é inevitável.

Direção: Daniel Bandeira

Classificação: 16 anos

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

19:30h: Pérola (Première Brasil – Hors Concours)

Sinopse: Segundo longa de Murilo Benício, o filme é uma comédia dramática baseada em um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, que conta a história da matriarca Pérola, pelo olhar e memória do seu filho Mauro, logo após saber da morte da mãe, volta para sua antiga casa, em Bauru. A partir desse caminho de volta, revivemos momentos passados dessa família. Manias da sua mãe, suas ilusões, seu senso de humor, sua espirituosidade, seu desejo de querer controlar todas as coisas… tudo isso com um carinho particular que apenas a distância e o tempo permitem. Uma história sobre o reencontro de uma mãe e seu filho, com conflitos, conversas na cozinha e sonhos de status traduzidos na construção de uma piscina no quintal. Um retrato de uma família comum, que briga, faz as pazes, comemora, chora e segue cheia de histórias.

Direção: Murilo Benício

Classificação: 12 anos

Estação NET Botafogo

18:30: Maya Gabeira (Itinerários Únicos)

Sinopse: O documentário segue a campeã mundial de surfe Maya Gabeira em sua batalha contra ondas monstruosas e o machismo no campo das competições esportivas.

Direção: Stephanie Johnes

Classificação: Livre

21:30h: Call Jane (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: Em 1960 um grupo de mulheres vanguardistas criou em Chicago uma organização secreta que oferecia abortos seguros para mulheres em uma época em que a prática ainda não era legalizada. Neste contexto, uma mulher casada engravida inesperadamente e procura o grupo com urgência, no entanto, ela acaba se tornando uma das principais líderes do movimento que mais tarde carregaria o seu nome. A sinopse oficial ainda não foi divulgada.

Direção: Phyllis Nagy

Classificação: 14 anos

Kinoplex São Luiz

19h: Notre Dame em Chamas (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: Apoiado em imagens reais transmitidas na altura um pouco por todo o mundo, um filme dramático que ficciona os eventos ocorridos em Paris no dia 15 de abril de 2019, quando a catedral de Notre-Dame enfrentou o maior incêndio da sua história. Durante dias, um grupo de homens e mulheres arriscaram as suas vidas para controlar o fogo e evitar o colapso de um dos maiores ícones da capital francesa.

Produzido pela Pathé Films e a TF1 Films Production, em parceria com a italiana Wildside, foi realizado por Jean-Jacques Annaud (“O Nome da Rosa”, “Sete Anos no Tibete”, “O Urso”, “Dois Irmãos”, “A Hora do Lobo”) segundo um argumento seu e de Thomas Bidegain.

Direção: Jean Jacques Annaud

Classificação : 12 anos

Estação NET Rio

21h : La Encomienda (Première Latina)

Sinopse: Uma embarcação que tenta ingressar clandestinamente nos Estados Unidos naufraga em meio ao oceano. Pietro acreditava estar sozinho, mas encontra companhia. Os sobreviventes lutam contra a escassez de água e comida. As inclemências do tempo agravam a situação e degradam a saúde dos náufragos, levando-os a lutar desesperadamente pela sobrevivência no imenso mar.

Direção: Paulo Giorgelli

Classificação: 12 anos

DOMINGO – 9/10

Estação NET Gávea

19h: Perlimps (Première Brasil – competição)

Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.

Direção: Alê Abreu

Classificação: Livre

20:45h: Ciclo (Première Brasil – competição – Novos Rumo)

Sinopse: Um filme de ficção científica e suspense que nos apresenta um futuro assustadoramente possível, onde as coisas saíram ainda mais do controle e o que seria apenas uma “quarentena” virou o novo e o totalmente bizarro normal.

Direção: Ian SBF (Porta dos Fundos)

Classificação: 14 anos

21:45h Paterno (Première Brasil – competição)

Sinopse: Sérgio deseja conquistar a direção da empreiteira da família para realizar um sonho há muito esquecido. Acaba descobrindo um segredo da vida do seu pai que ameaça seus planos, revelando quem ele realmente se tornou.

Diretor: Marcelo Lordello

Classificação: Livre

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

14:30h: O Tesouro do Pequeno Nicolau (Panorama Cinema Mundial)

Sinopse: No mundo pacífico do pequeno Nicolau, há papai, mamãe, escola, mas acima de tudo, seu grupo de amigos. Eles são chamados Os Invencíveis e são inseparáveis. Quando papai recebe uma promoção e anuncia que a família deve se mudar para o sul da França, o mundinho de Nicolas desaba…

Direção: Julien Rappeneau

Classificação: Livre

19:30h: Abestalhados 2 (Première Brasil – Hors Concours)

Sinopse: Paulo, Manuel, Eric e Alex Bala sonham em fazer um filme de ação e aventura. Com um enorme talento para se meter em encrencas, eles partem em uma hilária aventura em busca do reconhecimento e do sucesso.

Direção: Marcelo Botta e Marcos Jorge

Classificação: 12 anos

Estação NET Botafogo

17h: De você fiz meu samba (Première Brasil Retratos)

Sinopse: De Você Fiz Meu Samba acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca, que em um trabalho invisível se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira. Defendendo uma história feminina sobre a cultura nacional, o documentário trabalha num limite tênue entre o quanto elas foram parceiras importantes nas carreiras desses grandes sambistas e o quanto abriram mão da própria vida para viver o sonho do outro.

Direção: Isabel Nascimento Silva

Classificação: 10 anos

SOBRE O FESTIVAL DO RIO

Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

Publicidade

Destaque

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe um comentário