Fifa x PES: Quais os jogadores que mais estamparam a capa dos jogos

Cristiano Ronaldo ou Messi? Essa pode ser a resposta para qual jogador vai ganhar a bola de ouro no final do ano, mas não só isso. Essa também é a resposta para qual jogador mais estampou as capas dos jogos eletrônicos mais conhecidos do mundo.

International SuperStar Soccer

O International Superstar Soccer (ISS) é o precursor do Pro Evolution Soccer sendo lançado pela Konami em 1994. Tempo depois o jogo passou a ser conhecido pela sua versão japonesa, o Winning eleven e somente em 2001, levou o nome de Pro Evolution Soccer. O ISS recebeu, na versão americana, o seu primeiro jogador na capa em 1998 com o colombiano Carlos Valderrama, um dos principais jogadores da Copa do Mundo daquele ano.


Pro Evolution Soccer

Aqui cabe uma curiosidade, até árbitro de futebol já estampou a capa do PES. Isso aconteceu em 2003. O italiano Pierluigi Collina, um dos juízes mais conhecidos do futebol. O Italiano apareceu novamente no ano seguinte, mas dessa vez acompanhado do compatriota Francesco Totti e do francês Thierry Henry.

 Henry estampou a capa outra vez em 2005 junto com o zagueiro inglês John Terry. E como em passagem de bastão, John Terry repetiu a capa em 2006 ao lado do brasileiro Adriano Imperador, como é conhecido.

No PES 2008, o português Cristiano Ronaldo aparece na capa pela primeira vez, sendo acompanhado pelo inglês Michael Owen. O argentino Lionel Messi estreou na capa em 2009 e ficou 3 anos seguidos como garoto-propaganda da franquia. Em 2012, Cristiano Ronaldo voltou a estampar a capa, dessa vez ao lado do brasileiro Neymar, ainda jogador do Santos. A dupla se repetiu no ano seguinte.

No PES 2014, pela primeira vez os 20 times da Série A do campeonato brasileiro estavam licenciados e a capa trouxe um representante de cada equipe. O PES 2015 trouxe o campeão da Copa do Mundo do ano anterior, o alemão Mário Gotze. No PES 2016, Neymar, já com a camisa da seleção brasileira, foi o astro escolhido. Em 2017, Neymar também estava na capa, acompanhado de seus colegas de Barcelona: Messi, Suárez, Piqué e Rakitic.

O jogo em 2018, apresentou 3 capas diferentes. Uma delas gerou polêmica por trazer neymar com a camisa do Barcelona. O jogador já havia se transferido para o PSG. Em outra versão, o uruguaio Suárez aparece sozinho na capa. Existe uma versão para o mercado brasileiro em que o Phillipe Coutinho foi o jogador escolhido. 

Coutinho é a estrela do jogo em 2019 também. O PES 2020, lançado em junho deste ano volta a ter Messi como o Jogador da capa. Quando o assunto é PES não tem discussão, Messi é o jogador que mais estampou a capa do jogo, seja sozinho ou acompanhado. O craque aparece em seis edições (2009, 2010, 2011, 2017, 2018 e 2020), enquanto Cristiano Ronaldo estampa em 3 oportunidades (2008, 2012 e 2013). Menos que Neymar que foi capa 5 vezes (2012, 2013, 2016, 2017 e 2018).

Fifa

O principal concorrente do PES, o Fifa mantém o mesmo nome desde o seu lançamento em 1994.Diferentemente dos jogos da Konami, o Fifa desde o início apresentou jogadores reais na capa de seus jogos. Na edição de 1994, os jogadores eram o Inglês David Platt e o polonês Piotr Swierczewski.

No ano seguinte, o jogo foi estampado com o goleiro norueguês Erik Thorstvedt, primeiro goleiro até aqui nessa lista.Em 1995, o jogador escolhido foi o romeno loan Sabau. A capa do jogo em 1997 traz o brasileiro Bebeto, tetracampeão mundial pela seleção brasileira. Em 1998, em celebração à Copa do Mundo daquele ano, várias capas distintas foram lançadas trazendo estrelas na capa do jogo em seu país de origem.

Em 1999, o Holandês Dennis Bergkamp foi o astro da capa. Em 2000, a versão britânica do jogo traz o jogador Sol Campbell na capa. Vale lembrar que a estratégia da EA Sports é de lançar uma capa em cada país. Em 2001, os destaques são os jogadores Edgar Davids na versão holandesa e Leonardo no jogo vendido no Brasil. Em 2002,  entre os jogadores escolhidos estão o goleiro Iker Cassillas e atacante Ibrahimovic.

Em 2003, A EA Sports volta a lançar capas globais, dessa vez trazendo o brasileiro Roberto Carlos, o holandês Edgar Davids e o inglês Ryan Giggs. Em 2004, outro trio. Ronaldinho Gaúcho, Del Piero e Henry. Em 2005, mais uma vez um trio, sendo Viera da França, Schevchenko da Ucrânia e Morientes da Espanha.

Em 2006, Ronaldinho Gaúcho volta à capa, dessa vez acompanhado pelo inglês Wayne Rooney. A dupla se repete nos 3 anos seguinte. Em 2010, Rooney se mantém na capa mas acompanhado pelos conterrâneos Terry e Walcott. Nesse ano, a EA Sports voltou a adotar as capas regionais. Nos anos de 2011 e 2012, Rooney e Kaká estampam a capa.

Em 2013, Lionel Messi estampou a capa do jogo pela primeira vez e não parou mais. O argentino foi o dono da capa nos 3 anos seguintes. Em 2017, a EA Sports deixou a escolha do jogador da capa para o público e o vencedor foi o alemão Marco Reus. Cristiano Ronaldo só ganhou a capa em 2018. A escolha do português se repetiu esse ano. o Fifa 2020 com lançamento previsto para 27 de setembro já teve a sua capa divulgada. O Belga Eden Hazard será o jogador na capa.

Comparando apenas Messi e Cristiano Ronaldo, o argentino mais uma vez leva vantagem. São 4 capas para o jogador do Barcelona contra duas do português.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

SE LIGA

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...

PlayStation Plus | Confira os jogos grátis de novembro!

A PlayStation anunciou os jogos gratuitos do serviço de assinatura PlayStation Plus para novembro. Os títulos disponíveis são Nioh e Outlast 2....