Raça (Race, Canadá/2016), filme que estreia no dia 16 de junho nos cinemas brasileiros, revela a luta de Jesse Owens (Stephan James) para tornar-se uma lenda olímpica em meio ao racismo que imperava durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha. Mas há outro personagem que também lida com questões profissionais e patrióticas: a cineasta Leni Riefenstahl, interpretada por Carice Van Houten (Game of Thrones).
No longa-metragem, dirigido por Stephen Hopkins (A Colheita do Mal), Leni, uma das primeiras mulheres diretoras, não está diretamente ligada ao contexto do atleta, mas impacta diretamente no registro de sua trajetória. A roteirista, Anna Waterhouse, revela, “Leni Riefenstahl convenceu Hitler que filmar os Jogos iria imortalizar o movimento nazista de uma maneira comparável a seu trabalho anterior “Triumph of the Will”. Assim, juntamente com uma pequena equipe e câmeras, ela passou a fazer parte do evento.
No entanto, para criar um dos maiores documentários de esporte de todos os tempos, batizado de “Olympia”, Riefenstahl precisou enfrentar o conservadorismo e preconceito nazista, principalmente os conflitos sobre as gravações com o ministro de propaganda alemão, Joseph Goebbels.
A inquestionável criatividade e força da profissional é retratada a partir de sua forma sagaz de lidar com Goebbels e até mesmo com Hitler para atingir seus objetivos. Para a atriz holandesa Carice Van Houten, “o foco de meu trabalho tinha que ser no lado artístico de Leni. Ela era tão brilhante, muito ambiciosa e com um lindo olho para estética. Ter acesso ilimitado à Olimpíada era uma oportunidade artística e um desafio que ela não poderia resistir. Mas, nós nunca saberemos exatamente o quanto ela sabia sobre as políticas de Hitler ou quanto ela sabia do que estava acontecendo”.
O desempenho sem precedentes de Jesse Owens nas Olimpíadas tornou a produção do vídeo “Olympia”, uma obra-prima documental de duas partes, já que as imagens de Owens foram inicialmente cortadas do filme, e depois restauradas apenas por insistência de Leni.
O esportista foi o primeiro atleta afro-americano a ganhar quatro medalhas de ouro no atletismo em uma única edição dos Jogos Olímpicos.